quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Soufflé au fromage

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara de queijo prato ralado fino
3 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 xícara de leite quente
Sal e pimenta do reino a gosto
4 gemas
4 claras.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C).
Unte com 1 colher (sopa) de manteiga uma forma refratária para soufflé com 18 cm de diâmetro, polvilhe com 3 colheres (sopa) de queijo ralado e reserve.
Em uma panela com capacidade de 3 litros coloque a manteiga restante, leve ao fogo médio, deixe derreter; quando a manteiga espumar junte farinha de trigo e mexa com uma colher de pau, sem deixar dourar, por cerca de 2 minutos.
Retire a panela do fogo, junte leite quente, bata com um foie até misturar bem, tempere com sal e pimenta do reino, leve ao fogo brando, mexendo sempre, até o molho ficar espesso e ferver.
Deixe ferver por 3 minutos, retire a panela do fogo, junte as gemas uma a uma, batendo bem após cada adição, até a mistura ficar homogênea e reserve.
Em uma tigela grande, bata as claras em ponto de neve firme; junte 1 colher (sopa) bem cheia de claras ao molho de gemas, acrescente 1 colher (sopa) de queijo ralado e misture com cuidado.
Com uma espátula, vá juntando as claras à mistura, mexendo delicadamente com movimentos de baixo para cima.
Coloque o creme obtido na forma preparada (deverá atingir somente 3/4 da altura da forma), alise a superfície com a espátula e polvilhe o restante do queijo ralado.
Leve ao forno, diminua a temperatura para média (180º C) e asse por cerca de 30 minutos ou até o soufflé crescer e dourar.
Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.