sábado, 12 de abril de 2008

Massa de pão básica


Ingredientes:

1 sachê de fermento seco para pães ou 2 fermentos frescos (30 g)
2 xícaras (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de sal
1 ovo inteiro
Farinha de trigo até que a massa solte das mãos

Modo de preparo:

Faça uma papinha com o leite, fermento, açúcar e 2 xícaras de trigo, até formar uma espuma, por aproximadamente 10 minutos. Acrescente os demais ingredientes, deixando por último o trigo, acrescentando e mexendo a massa com as mãos, até que não grude mais. Deixe crescer por aproximadamente 10 minutos. Abra a massa com um rolo, na espessura de no máximo 0,25 cm. Com uma xícara corte a massa em rodelas e enrole pedaços de salsicha previamente cozida.
Se quiser enrole pedaços de queijo e / ou presunto, pedacinhos de goiabada etc. Coloque em assadeira previamente untada com margarina, com uma certa distância entre eles, pois irão crescer. Pincele gema e polvilhe com queijo ralado ou gergelim. Se fizer pãozinho de goiabada, pincele gema e polvilhe um pouco de açúcar. Deixe crescer. Asse em forno médio até dourar.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 30 porções

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Agradecimentos

Estou muito feliz com o sucesso que o blog Cozinha do Chef faz ao redor do mundo. Gostaria de fazer um agradecimento especial aos nossos colaboradores do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Indonésia, Nova Zelandia, Portugal, Canadá, Kuwait, Israel e Itália.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Gorgonzola



Sabor forte, picante, pertence a família dos queijos azuis, nasceu na Itália e
leva a fama de ser o queijo mais antigo do mundo (há registros de sua fabricação em 879 a.C.).
De forma cilíndrica, pesa cerca de 3 kg e apresenta veias (fungos) azul-esverdeadas. De massa
cremosa e macia, um pouco pastosa e quebradiça.

Sirva com vinho tinto seco encorpado.

Gruyère



Queijo dos Alpes suíços, de massa cozida prensada, lisa e em forma de roda grande, amarela clara, firme mais elástica. Sua crosta exibe rugas, conhecidas como becs, que parecem meio vermelhas por causa do crescimento de microorganismo (nada que impeça de servi-lo com a casca). Tem sabor suave bastante adocicado de avelã.
Sirva com vinho tinto seco, leve ou branco seco.

Tipos de recepção



Tipos de recepção:

Formais: serviço à francesa, serviço à inglesa
Informais: serviço à americana, à brasileira

Serviço à francesa

Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.

Neste serviço devemos tomar precauções dobradas, nada pode dar errado. O garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não devem nunca esbarrar nos convidados enquanto servem e nem se encostar à mesa.

Serviço à inglesa

O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes.

Serviço à americana (Buffet)

Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet. Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que as pessoas fiquem mais à vontade para se servirem. Porém, hoje em dia é bastante adoptada como forma prática e simples de receber amigos em casa, claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa. A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres. Se forem mais de 10 pessoas, os pratos devem ser divididos em 2 pilhas, no bufett ou mesinha auxiliar, inclusive os pratinhos de sobremesa.

Serviço à brasileira

É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve-se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível.Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

Os anfitriões tem 3 opções:

- Servir todos os convidados
- Repetir travessas
- Usar o aparador e deixar os convidados se servirem à vontade.

Veuve Clicquot Brut Ice Jacket


Champagne branca brut seca francesa. Redonda, com laivos de Pinot Meunier, deve sua estrutura sólida à predominância do Pinot Noir e sua elegância e fineza a quase um terço de uva Chardonnay. Origem: França.

Lasanha de carne moída



Ingredientes:

500 g de massa de lasanha
500 g de carne moida
2 caixas creme de leite
2 ou 3 colheres de manteiga
2 a 3 colheres de farinha de trigo
500 g de presunto
500 g de mussarela
sal agosto
2 copos de leite
1 cebola ralada
3 colher de oleo
1 caixade molho de tomate
3 dentinho de alho amassado
1 pacotinho de queijo ralado

Modo de preparo:

Cozinhe massa aldente, após cozido passe um pouco de manteiga para que não grude( reserve), existem massas que não precisam de cozimento.

Molho a bolonhesa:

Refoque o alho, a cebola, a carne moida, depois acrescente o molho de tomate, deixe cozinhar por 3 minutos( reserve ).

Molho branco:

Derreta a margarina coloque as 3 colheres de farinha de trigo e mexa, depois vá colocando o leite aos poucos e continue mexendo e por último coloque o creme de leite de mais uma mexida e deslique.

Montagem:

Em uma forma coloque no fundo um pouco de molho a bolonhesa. A metade da massa. A metade do presunto. A metade da mussarela. Todo o molho branco. O restante do massa. O restante da presunto. O restante da mussarela. O restante do molho a bolonhesa e por último salpique com queijo ralado. Levar ao forno para gratinar e depois é so saborear.

Tempo de preparo: 50min
Rendimento: 15 porções

Resultado da Enquete - Qual seu prato preferido?

Salgados - 23%
Massas - 52%
Pães - 23%
Lanches - 11%
Doces - 35%


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.