quinta-feira, 17 de abril de 2008

Requeijão light



Ingredientes:

- 1/2 kg de ricota;
- 100 gramas de manteiga sem sal;
- 1 1/2 copo de leite desnatado fervendo;
- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Leve todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Despeje em copos de requeijão, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.

Purê de Batata Light



Ingredientes:

- 6 batatas inglesas descascadas;
- sal a gosto;
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado quente;
- 2 colheres (sopa) de margarina light.

Modo de Preparo:

Em uma panela, cozinhe as batatas com água suficiente e sal. Escorra-as. Ainda quentes, passe por um espremedor. Coloque em uma panela, as batatas espremidas, o leite e a margarina. Deixe cozinhar, mexendo bem para não grudar no fundo da panela. Sirva quente.

Tempo de preparo: 20 minutos
Porções: 4 unidades
Calorias: 104 cal

Nhoque light ao molho de tomate



Ingredientes:

Massa

- 480g de batatas cruas, descascadas;
- 65 g ou ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 pitada de alecrim, picado;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, para polvilhar manjericão, a gosto.

Molho

- 4 tomates maduros;
- ½ cebola picada;
- 2 colheres (chá) de orégano sal e pimenta do reino a gosto;
- 4 colheres (chá) de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Retire as batatas da água e passe por um espremedor. Junte a farinha, a pimenta e o alecrim picado às batatas. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme. Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa. Coloque os nhoques num prato, só tome cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando que grudem. Reserve.

Comece a preparar o molho. Depois que o molho estiver pronto, comece a preparar os nhoques: coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente os nhoques em pequenas porções e aguarde até que comecem a subir à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os sobre um prato. Repita a operação com toda a massa. Reaqueça o molho e jogue sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

Modo de preparo do molho:

Para tirar a pele do tomate, com uma faca corte um X em sua base e coloque-o numa panela com água fervendo por poucos segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Quanto às sementes, corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador retire-as e o suco que as envolve. Não enxágüe o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Uma maneira prática para cortá-lo em cubinhos: retire as sementes e com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal, pimenta do reino e acrescente o azeite. Coloque o molho num liquidificador e bata por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo. Aqueça o molho no momento de servir.

Calorias: 276 cal por porção

Calda de morango light



Ingredientes:

- 140 gramas de morangos limpos;
- 1 colher de sopa de água;
- 1 colher de café de suco de limão;
- 1 colher de sopa de pó de gelatina diet de framboesa.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Leve ao fogo até engrossar, sempre mexendo. Tire do fogo e coloque num pote de vidro devidamente esterilizado. Pode ser usado como geléia, acompanhando queijos ou frutas.

Rendimento: 1 porção - 70 calorias por porção.

Barras de cereais light



Ingredientes:

- 1 xícara de chá de cereal de flocos de milho sem açúcar;
- 4 colheres sopa de farinha de trigo integral ou aveia;
- 1 colher de sopa de adoçante próprio para ir ao fogo (opcional);
- 2 colheres sopa de margarina light;
- 4 colheres sopa de água;
- 1 colher chá de canela em pó;
- 30g de nozes trituradas (pode ser outros tipos de nozes, castanhas ou afins);
- 60g de frutas secas picadas de sua preferência.

Modo de Preparo:

Numa tigela, coloque o cereal, a farinha, metade do adoçante, a margarina, as nozes e as frutas secas. Misture tudo colocando duas colheres de sopa de água, aos poucos, até ficar bem homogêneo. Reserve. Numa outra panela, esquente duas colheres de sopa de água, o resto do adoçante e a canela até ferver. Deixe esfriar. Essa calda será usada mais adiante. Despeje a massa numa assadeira e aperte bem. Regue com a calda. Cubra com papel alumínio e asse por 15 minutos. Tire o papel laminado e deixe no forno por mais 10 minutos. Depois de fria, corte em barrinhas, da maneira que quiser. Mantenha na geladeira se não for consumir imediatamente.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Champagne Krug Grande Cuveé Brut



Champagne francês elaborado a partir de múltiplos vinhos de seis a dez safras diferentes. Tem como características complexidade, elegância e persistência. Perfeito como aperitivo, alia-se também com pratos refinados.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Leite condensado diet



Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1/2 xícara (chá) de adoçante diet em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (sopa) de margarina light

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos. Coloque numa vasilha tampada e leve na geladeira. Deixe para usar no dia seguinte.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Beringela no molho branco light



Ingredientes:

1 beringela média
1/2 cebola picada
2 colheres (café) de becel
2 colheres (café) de azeite
1 1/2 copo (requeijão) de leite desnatado
1 colher (sopa) rasa de queijo ralado light
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
Água para dissolver
Sal a gosto
50 g mussarela (opcional)

Modo de preparo:

Para fazer um molho branco, leve ao fogo a becel, o azeite e a cebola. Deixe aquecer, misture o leite e o queijo ralado, espere aquecer. Antes de levantar fervura acrescente o amido, já dissolvido na água e, se necessário, acrescente sal. Corte a beringela na vertical. Coloque um pouco de molho em um refratário. Coloque as beringelas e por cima mais molho. Leve para assar. Se desejar acrescente mussarela por cima.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4 porções

Patê de atum light


Ingredientes:

1 lata de atum light
2 colheres (sopa) cheias de maionese light
2 colheres (sopa) cheias de creme de leite light
1/2 envelope de caldo de carne em pó sem gordura
1/2 colher (café) de pimenta do reino

Modo de preparo:

Escorra a água do atum. Misture bem todos os ingredientes.

Tempo de preparo: 10min
Rendimento: 4 porções



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.