sábado, 4 de julho de 2009

Arroz com lentilha e kafka do João Bosco

Ingredientes p/ o arroz com lentilhas:

200gr de arroz
200g de lentilha
2 cebolas médias picadas
óleo e sal

Modo de fazer:

Cozinhe o arroz e a lentilha em panelas separadas. Quando a lentilha estiver bem macia, escorra bem a água e misture com o arroz. Frite a cebola e junte ao arroz com lentilha. frite bem as cebolas cortadas em gomos maiores e bote por cima do arroz. Para decorar o prato, a cebola frita é fundamental. João Bosco ensina um truque, misture farinha de trigo à cebola para ela ficar crocante.

Ingredientes para o kafka:

400gr de carne moída
1 cebola pequena picada
salsa picada
pimenta do reino
óleo e sal

Modo de fazer:

Misture a cebola picada, a salsa picada, o sal e a pimenta à carne. Faça bolinhos e frite na frigideira com óleo. Pronto.

Alcachofra gratinada



Ingredientes

5 fundos de alcachofras
1/2 litro de creme de leite fresco
1 xícara e meia de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
salsinha para decorar
1/2 xícara de nozes torradas e picadas

Modo de Fazer:

O mais trabalhoso é descascar as alcachofras. Se preferir, compre o fundo já pronto, mas para esta receita, não use o produto vendido em conserva. Vai ficar só o miolo da flor. Corte as sobras das folhas. Toda vez que corta é legal ir passando limão por que ela escurece rápido, oxida com o ar. E depois tire o tampo roxo. Raspe os pelinhos que sobram com uma colher. E jogue na água preparada para o cozimento. Vai suco de limão, um pouco de sal e farinha de trigo. Deixe a alcachofra no fogo por 20 minutos. Prepare o molho: na panela mexa o creme de leite até engrossar um pouquinho. Acrescente uma xícara do parmesão ralado e deixe derreter. Tempere com o sal, a pimenta e desligue o fogo. Agora é montar o prato. Seque a alcachofra num papel absorvente. Um fundo de alcachofra, um pouco do molho, o queijo ralado. Leve para gratinar no forno bem quente. Em alguns minutos está pronto. Enfeite com salsinha verde e as nozes picadas. A alcachofra não tem calorias, fica por conta do creme e do queijo parmesão. Sirva o fundo de alcachofra gratinado com nozes acompanhado de um vinho tinto suave.

Abobrinha com nozes



Ingredientes:

2 abobrinhas médias, com 350gr cada, cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de chá de cebolinha verde picada
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de nozes picadas

Modo de Fazer:

O recipiente é uma travessa de vidro.

1.Misture as abobrinhas, a margarina, a cebolinha e o alho. Sal e pimenta a gosto. 2.Cubra com papel-manteiga e leve ao microondas. Potência máxima. Ajuste o tempo: 13 minutos. 3.Quando o relógio registrar sete minutos, mexa. 4.É esperar o fim do cozimento, escorrer o líquido e dar o toque final: as nozes. O rendimento: seis porções. Cada uma tem apenas 5 calorias. Leve, simples e saudável, do microondas para sua mesa.

ABARÁ



Ingredientes:

1 quilo de feijão fradinho
300 gramas de camarão seco
4 cebolas
4 dentes de alho
meio litro de azeite de dendê
sal
folhas de bananeira.

Modo de Fazer:

Lave bem o feijão. Com a ajuda da peneira, retire a casca, passando o feijão ainda molhado no moedor. Depois, bata a massa com uma colher de pau, durante uns 20 minutos, até ficar fofa. Ponha a cebola e o alho no liqüidificador. Adicione um pouco de água e bata. Agora, também com um pouco de água, bata o camarão. Em seguida derrame na panela da massa: a cebola e o alho batidos, o sal, o camarão, o azeite de dendê e misture bastante. Aí vem o segredo: ponha talos de bananeira no fundo da panela e, por cima, uma folha. Enrole o abará com a folha. Ponha os abarás na panela, cobrindo com mais folhas de bananeira por cima. Leve ao fogo e acrescente água na panela. Os abarás vão estar prontos 20 minutos após a água ferver.

TOUCINHO DO CÉU



INGREDIENTES

200 ml de água
500 gr de açúcar
16 gemas
3 claras
250 gr de amêndoas moídas
25 gotas de essência de amêndoas

Leve o açúcar e a água ao fogo, por 7 minutos, até fazer ponto. Deixe esfriar. Misture as gemas e claras com a amêndoa e a essência, batendo um pouco. Junte à calda e leve ao fogo brando para engrossar. Forre uma forma com papel vegetal untado com manteiga. Asse em forno médio, em banho-maria, até dourar. Desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

TIRAMISU



INGREDIENTES (= 1kg)

400 gr de mascarpone
3 gemas
75 gr de glaçucar
1 xícara de café expresso quente
2,5 xícaras de café forte quente
40 ml de conhaque
240 gr de bolacha champanhe (1caixa+1/3)
20 gr de cacau amargo em pó

Bata as gemas e o açúcar, até ficar espumante. Acrescente o mascarpone e continue batendo até obter um creme com consistência de chantilly. Misture o café e o conhaque. Monte o Tiramisu numa travessa de altura média. Cubra o fundo da travessa com as bolachas molhadas no café, coloque a metade do creme de mascarpone e polvilhe com o cacau. Repita a operação, invertendo o sentido das bolachas. Polvilhe com bastante cacau. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.

QUINDÃO



INGREDIENTES

1 coco PEQUENO ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
15 gemas
½ kg de açúcar

Junte todos os ingredientes e misture bem com o batedor de ovos até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar, coberta, por 1 hora. Unte uma forma para pudim, com manteiga e polvilhe com açúcar. Coloque a massa, cubra e deixe descansar por mais 2 horas. Pré-aqueça o forno. Asse tampado, em banho-maria. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.

MOUSSE DE CHOCOLATE BICOLOR



INGREDIENTES (8 PESSOAS)

8 ovos
100 gr de glaçucar
90 gr de chocolate branco em barra
90 gr de chocolate amargo em barra
50 gr. de manteiga
Creme Inglês:
500 ml de leite
6 gemas
100 gr de açúcar

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e homogêneo. Pique o chocolate e derreta, separadamente, em banho-maria com a manteiga. Divida o creme de gemas e misture a cada parte um dos chocolates. Bata as claras em neve bem firme e adicione às duas misturas de chocolate. Coloque as duas mousses, alternadamente, em uma taça e leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas.

Creme Inglês:

Misture o leite, as gemas, levemente batidas, e o açúcar. Cozinhe até engrossar e retire do fogo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

GELATINA DE CÔCO



INGREDIENTES (8 PESSOAS)

2 folhas de gelatina vermelha
3 folhas de gelatina branca
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 vidro de leite de coco (200ml)
½ pacote de coco ralado

Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva em 1 xícara de água quente. Bata no liqüidificador o leite condensado, o leite e o leite de coco. Junte a gelatina fria (consistência de clara de ovo). Coloque numa travessa funda, molhada em água fria, e leve, coberta com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas. Na hora de servir, polvilhe com o coco ralado.

DELÍCIA DE ABACAXI



INGREDIENTES (8 PESSOAS)

DOCE DE ABACAXI:

1 abacaxi grande, em cubinhos
3 colheres (sopa) de açúcar

CREME:

1 lata de leite condensado
4 gemas
raspa de cascas de limão

COBERTURA:

4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite, gelada e sem soro

Coloque o abacaxi e o açúcar em fogo alto e quando ferver abaixe. Cozinhe até obter um doce relativamente espesso. Reserve. Bata no liqüidificador os ingredientes do creme. Leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o açúcar (1 colher de cada vez), e continue a bater até o ponto de suspiro. Tire da batedeira e adicione o creme de leite.

MONTAGEM:

Em uma travessa funda, coloque o doce de abacaxi, em seguida o creme e, por último, o suspiro. Leve, coberto com filme de PVA, à geladeira por, no mínimo, 12 horas.

CREME DE MARACUJÁ CARAMELIZADO



INGREDIENTES (4 PESSOAS)

7 gemas
170 gr de açúcar
150 gr de polpa de maracujá
200 ml de leite
750 ml de creme de leite fresco
açúcar mascavo para caramelizar

Bata, no liqüidificador, o maracujá com o leite. Passe por uma peneira fina. Bata as gemas com o açúcar e acrescente o maracujá. Ferva o creme de leite e junte as gemas, mexendo até obter uma mistura homogênea. Leve ao fogo, em banho-maria, e cozinhe até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente.

LEITE CREME



INGREDIENTES (4 PESSOAS)

500 ml de leite
5 colheres (sopa) de açúcar
5 gemas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pauzinho de canela
casca de 1 limão
1 cálice de vinho do Porto
sal

Ferva o leite com a casca de limão e a canela. Afaste do fogo sem deixar esfriar e retire o limão e a canela. Bata as gemas com o açúcar, acrescente a farinha e continue batendo. Junte o vinho do Porto e bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente.

CRÈME BRULÉE



INGREDIENTES (4 PESSOAS)

1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 xícara de conhaque
6 gemas batidas
1 colher (chá) de essência de baunilha
sal

Derreta a manteiga em banho-maria, misture a farinha e acrescente o leite, a baunilha e o creme de leite, lentamente para que fique bem aveludado. Cozinhe, mexendo, por 10min. Acrescente o sal e o açúcar e continue mexendo. Retire do fogo e incorpore as gemas lentamente. Coloque nas tigelas, passando por uma peneira. Reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente.

CANUDINHO DE CÔCO



INGREDIENTES (60 UNIDADES)

MASSA:

170 gr de farinha de trigo peneirada
1 ovo pequeno
5 ml de pinga
½ colher (sopa) de gordura vegetal
sal

RECHEIO:

1 coco
4 gemas
300 gr de açúcar
450 ml de água
1 colher (chá) de baunilha

Faça uma cova no centro da farinha e coloque o ovo, a pinga e a gordura vegetal. Misture tudo e vá amassando com salmoura fria uma massa uniforme não muito dura. Faça uma bola, cubra com um pano úmido e deixe descansar ,por 1 hora. Abra a massa e corte em tiras de 2cm de largura. Enrole as tiras em torno da forma, previamente untada com a gordura, apertando nas emendas. Frite em bastante gordura quente, mexendo a panela para que dourem por igual. Coloque num escorredor até estarem bem secos. Pouco antes de servir, recheie os canudinhos.

RECHEIO:

Faça uma calda com a água e o açúcar até o ponto de fio brando. Deixe esfriar. Acrescente as gemas, uma a uma. Junte o coco e leve ao fogo até soltar da panela. Só recheie os canudinhos quando o doce estiver bem frio.

BAVARESE AO LEITE DE AMÊNDOAS

INGREDIENTES (4 PESSOAS)

Bavarese:

300 ml de leite
300 ml de leite de amêndoas
12 gr de gelatina em pó sem sabor
600 ml de creme de leite fresco batido

Creme de café:

500 ml de leite
8 gemas
8 colheres (sopa) de açúcar
20 grãos de café, torrados

Dilua a gelatina em um pouco de água quente. Ferva os dois leites e adicione a gelatina. Incorpore o creme de leite. Coloque em forminhas e leve à geladeira. Desenforme e sirva acompanhada do creme de café.

Creme de café:

Ferva o leite com os grãos de café. Não deixe esfriar. Retire os grãos e reserve alguns para decorar. Bata as gemas com o açúcar e acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar e leve à geladeira.

CREME DE CHOCOLATE



INGREDIENTES

1 tablete de chocolate em pó
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar
50 gr de manteiga

Rale o chocolate e coloque numa panela com o ovo e o açúcar. Leve ao fogo em banho-maria até o chocolate estar bem desmanchado. Deixe esfriar. Bata com a manteiga até obter um creme bem consistente. Divida em 3 formas untadas e polvilhadas com farinha e asse em forno moderado. Misture os 4 primeiros ingredientes do recheio e leve ao fogo até obter um brigadeiro mole. Perfume com o licor de cacau. Desenforme os bolos e monte-os intercalando com o recheio.

Cobertura: Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme claro e fofo. Acrescente as gemas, e o chocolate em pó. Perfume com o licor. Decore com nozes inteiras e raspas de chocolate.

SUSPIROS



INGREDIENTES (30 UNDADES)

6 claras
250 gr de açúcar
½ xícara de água
125 gr de açúcar
casca ralada de 1 limão

Bata as claras, na batedeira, até ficarem bem duras. Enquanto as claras batem, leve ao fogo a água com as 250gr de açúcar até obter uma calda bem grossa. As claras e a caldas devem ficar prontas ao mesmo tempo. Junte às claras a casca de limão e, sem parar de bater, vá despejando, lentamente a calda sobre as claras. Acrescente o açúcar restante e bata até obter uma mistura bem consistente. Forre com papel manteiga untado, uma assadeira também untada. Coloque o merengue num saco de confeitar de bico largo e faça os suspiros deixando um bom espaço entre eles. Leve ao forno muito brando. Os suspiros não podem corar muito, pois devem ficar um pouco cremosos por dentro.

TARECOS

INGREDIENTES

30 gr. de manteiga (temperatura ambiente)
280 gr. de farinha de trigo
125 gr. de açúcar
3 gemas
essência de baunilha

Peneire a farinha e junte todos os outros ingredientes, amassando até obter uma massa fina. Abra a massa e corte os biscoitos no formato desejado. Arrume numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno quente.

COOKIES DE CHOCOLATE



INGREDIENTES

150 grs. de cobertura de chocolate meio-amargo, em quadradinhos de 0,5cm.
200 grs. de farinha de trigo
3 grs. de bicarbonato de sódio
125 gr. de açúcar mascavo
70 gr. de açúcar refinado
125 gr. de manteiga
1 ovo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
manteiga para untar a assadeira

Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal. Separadamente, peneire os açucares. Bata o ovo na batedeira, acrescente aos poucos a manteiga e bata até obter uma massa leve e solta. Adicione os açucares e bata até formar uma pasta granulosa. Junte a farinha e bata até a massa estar uniforme. Acrescente a baunilha. Tire da batedeira e adicione o chocolate. Mexa até misturar bem. Despeje pequenas porções de massa em tabuleiros untados, deixando um espaço de 5cm. entre eles. Asse em forno baixo, pre-aquecido. Deixe a assadeira esfriar por alguns minutos, pois ao sair do forno os cookies ainda estão em forma líquida. Tire com uma espátula de metal.

BISCOITOS DE LIMÃO



INGREDIENTES

75 gr. de manteiga (temperatura ambiente)
300 gr. de farinha de trigo
160 gr. de açúcar
1/2 colher (café) de fermento em pó
raspa de limão
açúcar para polvilhar

Peneire todos os ingredientes secos e adicione a manteiga. Amasse bastante. Perfume com a raspa de limão. Faça bolinhas pequenas e arrume-as em tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Com um garfo, aperte um pouco os biscoitos para marcar os dentes. Asse em forno quente. Polvilhe com açúcar.

BISCOITOS DE FRUTAS CRISTALIZADAS



INGREDIENTES (2 DUZIAS)

100 gr. de manteiga
250 ml. de creme de leite fresco
250 gr. de açúcar
200 gr, de fruta cristalizada em cubinhos
100 gr. de farinha
400 gr. de amêndoas em laminas

Junte a manteiga, o creme de leite e o açúcar e cozinhe até ferver. Retire do fogo, junte a farinha e a seguir a fruta cristalizada e as amêndoas. Com uma colher, coloque porções de massa em uma assadeira untada, formando círculos de aproximadamente 7cm. Asse em forno médio até estarem bem dourados com a borda escura.

FIGOS AO VINHO DO PORTO



RECEITA TRADICIONAL PORTUGUESA

INGREDIENTES - 4 Pessoas

8 figos frescos, lavados e secos
1 xícara + 2 colheres (sopa) de água
2/3 de xícara de açúcar
1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas
½ xícara de vinho do porto branco seco
Para o merengue:
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
raspas de casca de laranja

Ferva a água com o açúcar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xícara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar.

Na hora de servir:

Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve à salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.

MOUSSE DE MARACUJÁ (8 porções)



Gelatina:

1/2 xícara de água morna (100ml.)
1/2 xícara de suco de maracujá (100ml.)
2 1/2 folhas de gelatina branca
1 colher (sopa) de açúcar
1 maracujá

Mousse:

1 xícara de água quente (200ml.)
1 1/2 xícara de suco de maracujá (300ml.)
6 folhas de gelatina branca
3 claras
5 colheres (sopa) de açúcar

Gelatina:

Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva na água quente. Deixe esfriar. Misture o suco de maracujá, o maracujá e o açúcar e acrescente a gelatina. Coloque numa forma molhada e leve à geladeira até endurecer.

Mousse:

Amoleça a gelatina em água fria, escorra e dissolva na água quente. Deixe esfriar. Adicione o suco de maracujá. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Misture ao maracujá. Coloque na forma sobre a gelatina e leve à geladeira. Desenforme na hora de servir.

TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE (1 unidade - 12 porções)



Fazer de véspera

250 gr. de manteiga em temperatura ambiente
250 gr. de açúcar
250 gr. de chocolate em pó
7 gemas
7 claras batidas em neve bem firme
1 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Raspas de chocolate

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Acrescente a farinha e as claras em neve. Numa forma untada, coloque aproximadamente 0,5cm. de massa e asse em forno médio até que endureça e solte dos lados. Deixe esfriar. Coloque o restante da massa até 2cm. da borda e leve ao freezer coberto com filme plástico. Desenforme 1/2 hora antes de usar e decore com as raspas de chocolate.

TORTA DE CHOCOLATE (1 unidade)



Bolo:

1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 gemas
3 claras em neve
1 xícara de chocolate em pó
3 xícaras de farinha de trigo, peneirada com:
2 colheres (sopa) rasas de fermento
1 xícara de leite

Recheio e Cobertura:

3 ovos
1/2 xícara de açúcar
2 tabletes de chocolate meio-amargo, derretido em banho-maria
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de suco de laranja
1 lata de creme de leite gelado e sem soro

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Misture a farinha e o leite, aos poucos, alternadamente. Acrescente as claras em neve. Divida a massa em 3 formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e asse em forno médio. Bata os ovos com o açúcar e leve ao fogo brando. Junte o chocolate e mexa até obter um creme liso e homogêneo. Deixe esfriar. Adicione a manteiga à mistura fria e acrescente o suco de laranja e o creme de leite. Volte ao fogo brando até engrossar. Cuidado para não talhar. Deixe esfriar.

BISCOITO DE AMÊNDOAS



Ingredientes:

100 gr. de amêndoas picadas
100 gr. de glaçucar
50 gr. de farinha
80 gr. de manteiga
raspas de laranja

Misture tudo formando uma pasta. Deixe descansar um pouco. Leve ao forno médio, em assadeiras treliçadas ou em relevo.

CROSTATA DI MÈLE (1 unidade - 8 porções)


Ingredientes:

Massa:

200 gr. de farinha
1 ovo
2 gemas
100 gr. de açúcar
120 gr. de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio:

4 maças (argentinas) médias sem casca e cortadas em fatias finas

Calda:

100 gr. de açúcar
100 ml. de vinho tinto doce
suco de 1/2 limão

Junte todos os ingredientes da massa e trabalhe até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe repousar, na geladeira por 1/2 hora. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Divida a massa em duas partes iguais e abra 2 discos do tamanho da forma. Coloque um disco de massa na forma , arrume a maçã e cubra com a outra massa. Feche bem as bordas. Asse em forno médio.

Calda:

Caramelize o açúcar. Acrescente o vinho e o suco de limão. Conserve em fogo baixo até atingir a espessura desejada. Sirva a torta quente polvilhada com açúcar de confeiteiro sobre um espelho da calda. Acompanhe com 2 nozes de sorvete de tâmara decoradas com uma tâmara seca.

TORTA SOFFIATA DI ALBICOCCA

Ingredientes:

2 pacotes de biscoito maria
200 gr. de manteiga
1 3/4 xícara de açúcar
2 gemas
2 latas de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de vinho do porto, diluídas no
soro de creme de leite

CALDA DE DAMASCO:

125 gr. de damasco seco
25 gr. de geleia de damasco
50 gr. de açúcar

FARORA DE AMÊNDOAS:

100 gr. de açúcar
15 gr. de manteiga
6 gr. de amêndoas

Bata o açúcar com a manteiga, junte as gemas e bata até obter um creme claro. Tire da batedeira e acrescente o creme de leite. Forre uma forma com um plástico e espalhe uma camada de creme sobre ele, deixando-o enrugado. Coloque uma camada de biscoitos, molhados no soro, no fundo e lados da forma. Cubra os biscoitos do fundo com creme e coloque outra camada de biscoitos. Continue o processo até o final dos ingredientes. Feche o plástico, coloque um peso sobre a torta e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Desenforme, cubra com a calda de damasco e polvilhe com a farofa de amêndoas. Sirva sobre um espelho de creme inglês decorado com a calda de damasco.

CREME INGLÊS



Ingredientes:

1 1/4 xícara de açúcar
6 gemas
400 ml. de leite fervente
2 colheres (sobremesa) de maizena
noz moscada e casca de limão

Misture o açúcar com as gemas e acrescente o leite lentamente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que forme grumos.

STAGIONE - MOLHO

Ingredientes:

1 vidro de geleia de laranja
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de grand marnier

Dissolva a geleia na água e leve ao fogo até ferver. Acrescente o Grand Marnier. Deixe esfriar e reserve.

GOIABA DUE COLLORI



Ingredientes:

1 goiaba vermelha, gelada sem casca
1 goiaba branca, gelada sem casca
açúcar
gotas de limão
1 bola de sorbet de laranja
1 colher de sobremesa de Grand Marnier
casca de laranja cristalizada

Bata as goiabas, separadamente, com o açúcar e um pouco de gelo no liqüidificador, adicione gotas de limão e o Grand Marnier. Passe por uma peneira para eliminar as sementes. Coloque os dois cremes, alternadamente, numa taça. Arrume o sorbet de laranja no meio e decore com a casca de laranja. Sirva com Grand Marnier.

ZUPPA INGLESE (1 unidade - 12 porções)



PÃO-DE-LÓ:

6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, com 1 colher (café) de fermento
6 ovos

RECHEIO:

1 1/4 xícara de açúcar
6 gemas
400 ml. de leite
2 colheres (sobremesa) de maizena
150 gr. de frutas cristalizadas em quadradinhos (mamão, damasco e figo)
120 ml. de licor de alchermes (ou um outro de ervas), diluído em 3 colheres (sopa) de água
40 ml. de rum, diluído em 1 1/2 colher (sopa) de água
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
noz moscada e casca de limão
manteiga e farinha para a forma
fatias de frutas cristalizadas para enfeitar

Pão-de-ló

Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas, uma a uma, e continue a bater juntando aos poucos o açúcar. Tire da batedeira e acrescente a farinha sem bater. Coloque numa forma redonda (diam - 30 cm.) untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio, retire da forma após 5 minutos e deixe esfriar sobre uma grade.

RecheioMisture o açúcar com as gemas e a maizena e acrescente, lentamente, o leite fervente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limão e a noz-moscada. Esfrie sobre água gelada, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Acrescente as frutas cristalizadas. Reserve. Corte o pão-de-ló em 3 discos da mesma espessura. Disponha um disco de pão-de-ló num prato, molhe com a metade do licor e cubra com a metade do creme de frutas. Arrume sobre ele o segundo disco de pão-de-ló, molhe com o rum e cubra com a outra metade do creme. Coloque o terceiro disco e regue com o licor restante. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo até obter um suspiro bem firme. Espalhe sobre a torta e leve ao forno bem quente até dourar levemente. Deixe esfriar. Decore com as fatias de frutas cristalizadas. Leve à geladeira. Sirva sobre um espelho de creme inglês.

TORTA DE LIMÃO



INGREDIENTES (FORMA PEQUENA)

MASSA:

1 pacote (200gr.) de biscoito maizena
1/2 xícara de manteiga derretida

RECHEIO:

300 ml. de leite
6 colheres (sopa) de açúcar
40 gr. de manteiga
2 gemas
3 colheres (sopa) de maizena
casca ralada de 2 limões
suco de 1 ½ limão

SUSPIRO:

2 claras
6 colheres (sopa) de açúcar
suco de ½ limão
Misture os ingredientes da massa. Forre uma forma desmontável e asse em temperatura média. Deixe esfriar e reserve.

RECHEIO:

Bata as gemas, o açúcar, o leite e a maizena no liqüidificador. Cozinhe em fogo lento. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o suco e a casca de limão. Deixe esfriar e coloque sobre a massa.

SUSPIRO:

Bata as claras em neve, junte o açúcar e o suco de limão. Bata muito bem até obter um suspiro bem firme. Com um saco de confeiteiro, arrume o suspiro sobre o creme de limão. Leve à salamandra para dourar.

TORTA ALEMÃ DE MAÇÃ



INGREDIENTES

MASSA:
300 gr de farinha
200 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1 gema
1 colher (sopa) de vinho tinto

RECHEIO:
6 maçãs vermelhas ácidas (1kg)
1 colher (sopa) de vinho tinto
100 gr de uva passa branca sem semente

Misture bem a manteiga com o açúcar, junte a gema e acrescente o vinho. Adicione a farinha e amasse até obter uma massa homogênea, mas gordurosa e pegajosa. Divida a massa em duas porções na proporção 2/3 e 1/3. Leve à geladeira, por ½ hora.

RECHEIO: Descasque as maçãs e corte em fatias médias. Misture as maçãs, o vinho e a uva-passa. Cozinhe no vapor até amolecer. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável com os 2/3 da massa. Coloque o recheio. Com o restante da massa, faça rolinhos bem finos e monte uma grade sobre o recheio. Asse, em forno médio, até a massa estar dourada.

TARTE TATIN (Doce de Maças Verdes)



INGREDIENTES (6 PESSOAS)

250 gr de farinha
150 gr de manteiga
1 ovo
1/3 copo de água
sal
75 gr de manteiga
150 gr de açúcar
10 maçãs verdes, sem casca, cortadas em 8

Junte a farinha, o ovo, o sal e as 150gr de manteiga. Misture bem, com as mãos e vá adicionando, aos poucos, a água. Amasse bem até obter uma mistura homogênea. Abra num disco no diâmetro da forma a ser usada. Deixe descansar na geladeira. Unte uma forma de cobre com 50gr de manteiga e polvilhe com 100gr de açúcar. Disponha as maçãs e cubra com o restante do açúcar e a manteiga em pedacinhos. Coloque em fogo brando, até o açúcar começar a mudar de cor. Coloque a massa, ajustando as bordas para baixo e cobrindo todas as maçãs. Asse em forno médio, até que a massa fique levemente dourada. Vire a torta, sobre um prato, com todo o cuidado, tendo certeza que não ficou nada colado ao fundo. Sirva morna.

CHEESECAKE



INGREDIENTES (8 PESSOAS)

1 disco de pão-de-ló
40 gr de manteiga derretida
520 gr de queijo, tipo Pensylvania, em temperatura ambiente
3 ovos pequenos
150 gr de açúcar
150 gr de creme de leite azedo (incorpore um pouco de limão ao creme de leite fresco)
1 colher (sopa) de açúcar
geleia de framboesa
gelatina

Coloque o pão-de-ló numa forma de aro solto e pincele com a manteiga derretida. Bata o queijo com uma colher de pau, até obter uma textura bastante cremosa. Reserve. Bata os ovos com o açúcar na batedeira, em velocidade baixa, e vá adicionando o queijo. Aumente a velocidade da batedeira e continue batendo até que os ingredientes se misturem completamente. Coloque essa massa sobre o pão-de-ló e leve ao forno pre-aquecido por, aprox, 30min. Sem abrir o forno, bata na tampa do fogão, se o centro do cheesecake estiver meio amolecido está bom, pois se tornará firme ao esfriar. Deixe amornar. Misture o creme azedo com o açúcar e passe em toda a superfície. Deixe esfriar e leve à geladeira. Derreta a geleia com um pouco de gelatina e espalhe sobre o cheesecake. Quando a geleia firmar retire o anel da forma. Sirva gelado.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

TORTELONI DE FOIE GRAS FRESCO



Ingredientes (6 PESSOAS)

Recheio:

½ kg de figado de ganso ou pato fresco, cortado em pedaços pequenos
1 dente de alho picado
1 cebola picada
conhaque para flambar
1 colher (sopa) de bacon frito e picado
sal e pimenta
óleo de milho e manteiga

Molho:

40 gr de funghi porcini secchi
manteiga
conhaque
300 gr de molho ferrugem
100 ml de creme de leite
½ colher (sopa) de manteiga gelada
sal e pimenta
12 uvas sem sementes
cebolinha verde em anéis bem finos
½ kg de figado de ganso ou pato fresco, cortado em pequenos medalhões

Massa:

Doure bem o fígado no óleo e manteiga, acrescente o alho e a cebola e refogue. Tempere com sal e pimenta. Regue com o conhaque e flambe. Retire do fogo, junte o bacon e deixe esfriar. Recheie os torteloni, cozinhe "al dente" e reserve.

Molho:

Re-hidrate os funghi em água morna até ficarem macios. Leve ao fogo e cozinhe. Escorra e corte em tirinhas. Puxe o funghi na manteiga, regue com o conhaque e flambe. Tempere com sal e pimenta. Adicione o molho ferrugem e cozinhe para mesclar os sabores. Reserve.

Na hora de servir:

Frite os medalhões de foie gras, deixando-os mal passados. Tempere com sal e pimenta. Aqueça o molho de funghi, acrescente o creme de leite e deixe ferver novamente. Retifique o tempero. Junte as uvas e deixe aquecer bem. Aqueça os torteloni e passe na manteiga. Coloque os medalhões no centro da travessa, arrume em volta os torteloni, regue com o molho e decore com as uvas e a cebolinha verde.

RAVIOLI DE FRANGO, CATUPIRY, AZEITONA VERDE E UVA-PASSA



Ingredientes (8 PESSOAS)

Molho:

os ossos do frango
1 xicara (chá) de vinho branco seco
20 ml. de azeite de oliva
30 gr. de bacon
1 cenoura em rodelas
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 talos de salsão
30 gr. de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xicara de leite B
100 gr. de azeitona verde, sem caroço, em rodelas
100 gr. de uva-passa preta, sem sementes demolhada em:
200 ml. de purê de tomate
100 ml. de vinho Isidro R
salsinha picada
sal e pimenta do reino

Tempere o frango com o vinho branco, cenoura, cebola, tomate, bouquet garni, sal e pimenta. Deixe descansar, na geladeira, por 12 horas. Unte uma assadeira com azeite e asse coberta com papel alumínio. Retire a carne e reserve. Volte os ossos ao forno e deixe dourar bem, passe para uma panela, acrescente água e cozinhe por 3 horas. Coe e reserve.

Molho:

Puxe a cebola na manteiga, acrescente a farinha e deixe dourar bastante. Junte o fumê de frango, o purê de tomate e o vinho Isidro e cozinhe para mesclar os sabores. Passe por uma peneira. Volte ao fogo, incorpore o leite, a azeitona, a uva-passa e a salsinha. Retifique o tempero.

TOMATES VERDES FRITOS



Ingredientes ( 4 pessoas )

04 tomates caquis verdes, de tamanho médio, com as cascas
Fubá, quanto baste
Bacon, quanto necessário
Sal e pimenta do reino a gosto
Ramos de salsinha para decorar

Corte os tomates em fatias de aproximadamente dois dedos de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Envolva-as no fubá. Cubra o fundo de uma frigideira larga com pedaços de bacon. Leve-a ao fogo. Frite as fatias no bacon quente, de ambos os lados, até dourarem. Retire-as, escorrendo-as em papel toalha. Em cima das fatias de tomate, distribua lâminas do bacon usado na fritura. Decore com ramos de salsinha. Sirva junto com cerveja gelada.

ALCACHOFRAS AO MOLHO



Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Alcachofras grandes
Suco de um limão
100 ml de óleo extravirgem
50 ml de vinagre de vinho branco
02 colheres de chá de mostarda Dijon
02 colheres de café rasas de sal
½ colher de café de pimenta-do-reino moída

Montagem

Miolos de três escarolas crespas
100 gr. De queijo parmesão cortado em pequenas lascas
04 meias alcachofras, com as folhas, para decorar (optativo)
Corte as folhas das alcachofras, deixando somente os fundos. Leve-as a cozinhar por trinta minutos, juntamente com o suco de limão. Escorra as alcachofras e reserve os fundos. Junte todos os ingredientes do molho, misturando bem. Arrume os fundos das alcachofras no centro dos pratos e disponha as folhas de escarola em volta. Regue com o molho e distribua as lascas de parmesão sobre as alcachofras. Decore se quiser com as meias alcachofras.

CROSTONE NEGRO COM TRUTA DEFUMADA

CROSTONE NEGRO COM TRUTA DEFUMADA

Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Fatias de pão italiano
04 Filés de truta defumada
35 gr de anchova, sem espinhas e lavadas para tirar o sal
02 dentes de alho picados
100 gr de azeitonas pretas, sem caroço
01 tomate, sem pele e sementes, picado
50 ml de azeite de oliva
suco de limão
salsinha picada
sal e pimenta

Tempere o tomate com azeite, sal e pimenta. Reserve. Bata as anchovas, o alho, as azeitonas, o suco de limão e o azeite, no liquidificador. Toste levemente o pão. Coloque a pasta de azeitonas, arrume sobre ela um filé de truta e cubra com tomate. Decore com salsinha picada e sirva imediatamente.

POLENTA E GORGONZOLA



Ingredientes ( 4 pessoas )

12 Círculos de polenta (espessura de ½ cm e diâmetro de 8 cm )
200 gr de queijo gorgonzola ralado
50 gr de manteiga
Salsinha picada

Grelhe a polenta e coloque sobre papel absorvente. Sobre um prato refratário untado coloque quatro círculos de polenta e distribua a metade do queijo, ponha outro círculo de polenta e arrume o queijo restante. Cubra com os últimos círculos, regue com um pouco de manteiga derretida e leve ao forno bem quente para dourar. Sirva imediatamente, decorado com salsinha.

BRUSCHETTA COM RICOTA DE BÚFALA E POMODORO

Ingredientes ( 4 pessoas )

04 Fatias de pão italiano tipo baguette
Azeite de oliva com alho
Ricota de búfala temperada com sal, pimenta e folhinhas de manjericão
picadas
Fatias de tomate bem finas e sem sementes, cortadas ao meio
Folhas de rúcula à juliana bem finas
12 Rosas de presunto crú
Pasta de gema de ovo
Azeite de oliva
Sal e pimenta

Unte o pão com o azeite e o alho, toste levemente dos dois lados. Espalhe a ricota sobre o pão, arrume as fatias de tomate, tempere com sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao forno para aquecer. Corte o pão em três partes iguais. Sirva imediatamente, decorando cada parte com folhas de rúcula, uma rosa de presunto e gema de ovo para fazer o miolo da flor.

PICLES DE VIENA



Ingredientes :

½ Kg de pepinos grandes com casca, cortados em cubos
½ Kg de pepinos pequenos ( cornichons ) inteiros, com casca
½ Kg de cebolinhas pequenas
02 pimentões verdes cortados em tiras
01 pimentão vermelho cortado em tiras
01 pimentão amarelo cortado em tiras
01 couve-flor pequena, cortada em pedaços pequenos

Lave os ingredientes muito bem e deixe-os de molho, durante 24hs, em uma salmoura, preparada com dois litros e meio de água e uma xícara de chá de sal. Leve tudo ao fogo até abrir fervura. Elimine a salmoura. Enquanto os ingredientes dos picles fervem, faça um molho segundo as instruções abaixo.

Ingredientes do Molho:

03 colheres de sopa de mostarda em pó
01 colher de sopa de açafrão em pó
01 xícara de chá de farinha de trigo
2 ½ xícaras de chá de açúcar
1 ½ litro de vinagre de vinho branco

Misture tudo muito bem e ferva até engrossar. Despeje as verduras no molho, deixe esfriar e coloque os picles em vidros esterilizados. Guarde-os em geladeira.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.