sábado, 23 de outubro de 2010

Baked Pears



Ingredientes

- 4 pêras maduras
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de raspas de casca de limão
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1/3 xícara de nozes trituradas
- 1/3 xícara de uva passa
- suco de maçã

Modo de Preparo

Corte 2 cm da parte superior das pêras. Com a ajuda de um boleador retire as sementes. Dê um corte na parte inferior para que as pêras parem em pé. Prepare um recheio com as nozes bem picadas, as raspas de limão, metade do mel, as passas e o mascavo. Misture bem e recheie as pêras. Coloque um pedacinho de manteiga sobre os recheios, como se fosse uma tampa. Leve as pêras a uma assadeira e regue com o suco de maça e o mel restante. Asse por cerca de 40 minutos em forno médio.

Dicas

Um delicioso acompanhamento para sorvete de creme.

Torta de legumes



Essa receita eu já tinha postado no Blog Cozinha do Chef. Ele é muito boa! Boa mesmo!

Ingredientes:

3 ovos
1/4 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
Manteiga para untar

Recheio

2 xícaras (chá) de palmito cortado em rodelas
1 xícara (chá) ervilhas frescas
3 tomates sem sementes picadas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 cenouras cortadas em cubos
2 xícaras (chá) de mussarela ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Queijo ralado

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes do recheio em um recipiente e reserve. Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador, na seguinte ordem: ovos, leite, sal, farinha, óleo. Bata tudo até misturar bem e acrescente o fermento. Bata mais um pouco. Unte uma fôrma com manteiga e despeje metade da massa, acrescente o recheio e cubra com o restante da massa. Acrescente o queijo ralado para gratinar. Leve ao forno preaquecido por 45 minutos.

Dicas: Você pode usar sua imaginação para rechear sua torta de legumes.

Crepe em Chamas



Ingredientes para a massa:

- 200ml de leite
- 250g de farinha de trigo
- 50g de manteiga em avelã
- 1 pitada de sal
- 15g de açúcar
- 3 ovos

Modo de preparo:

Em uma pequena tigela coloque a farinha, o sal e o açúcar. Misture bem lentamente, com uma colher de pau. Acrescente o leite. Dê uma leve batida nos ovos e acrescente à massa. Por último, prepare a manteiga em avelã deixando-a reduzir em uma frigideira até ficar moreninha. Acrescente à massa. Unte um frigideira pequena e leve ao fogo formando pequenos discos, bem finos, que são os crepes. Reserve.

Ingredientes recheio:

- 50g de morango
- 2 kiwis
- 1/3 de uma manga
- 1/2 maçã
- 100g de açúcar
- 1 fava de baunilha

Modo de preparo:

Todas as frutas devem estar descascadas e cortadas em pequenos cubos. Em uma pequena panela faça um caramelo. É só dissolver o açúcar puro, não espere levantar fervura, ficou moreno já está bom. Misturar as frutas. Deixe cozinhar até que forme uma calda, mais ou menos 2-3 minutos. Corte a baunilha ao meio e acrescente neste recheio. Deixe esfriar.

Montagem:

Dobre os discos em formato de funil. Pela parte mais aberta recheie com com a calda de frutas. Para cada pessoas sirva dois crepes, formando, no prato, uma gravata borboleta. Sirva com uma bola de sorvete no centro.

Para flambar:

Pegue o prato que foi utilizado para montar os crepes e coloque sobre um prato maior. Pingue nas laterais uma quantidade bem pequena de álcool e coloque fogo. Faça este procedimento somente na hora de servir. Tome muito cuidado para não causar um acidente.

Waffle Doce



Ingredientes

3 ovos
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de maizena
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de chá de óleo
1 1/2 xícara de chá de leite
1 colher de café de baunilha

Modo de Preparo

Esquente o grill por 10 min. Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela misture a maizena, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione o óleo, o leite,
as gemas e a baunilha. Bata bem até que a massa fique bem fofa. Em seguida incorpore - aos poucos - as claras. Unte as chapas e espalhe a mistura.

Rendimento: 12 waffles

Creme de Melão Frio



Ingredientes

- 1/2 melão em pedaços
- açúcar a gosto
- pedacinhos de tender a gosto

Modo de Preparo

No liqüidificador, bata o melão com açúcar a gosto e um pouquinho de água, até obter um creme. Leve à geladeira por alguns minutos. Despeje em tacinhas e salpique com pedacinhos de tender. Sirva em seguida.

Tortilla de Batata à Espanhola



- 3 batatas médias
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) azeite
- 2 colheres (sopa) água
- Sal, orégano

Descasque as batatas e corte-as em rodelas não muito finas, aqueça o azeite na frigideira anti-aderente (não muito quente) disponha as rodelas de batatas até cobrir o fundo da frigideira, salpique sal e óregano a gosto, coloque a água e tampe a frigideira, não deixe fritar e sim ficarem "cozidas". Bata os ovos como para omelete, coloque sal e orégano a gosto. Despeje os ovos por cima das batatas, tampe a frigideira e deixe em fogo baixo.Quando estiver dourado em baixo e cozido por cima, vire-a em um prato raso e coloque novamente na frigideira para dourar do outro lado.

DICA: Se gostar de cebolas, corte rodelas e coloque por cima das batatas e depois despeje os ovos. É uma delícia!

Tortilha de Patatas com Chorizo



Ingredientes

- 500 g de batatas
- 1 cebola à juliana
- 100 g de chorizo picado (tipo de salame)
- 3 ovos
- sal
- azeite o suficiente

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte em pedaços irregulares. Coloque abundante azeite em uma frigideira alta e deixe esquentar. Junte as batatas e frite um pouco. Adicione a cebola. Continue a fritar até as batatas e as cebolas ficarem macias e levemente douradas. Retire do óleo com auxílio de uma escumadeira (para escorrer o azeite). Numa tigela, bata levemente os ovos. Tempere com sal a gosto. Adicione o chorizo e as batatas com cebola. Se necessário, junte mais sal. Misture bem. Em outra frigideira, coloque um pouco do azeite da fritura das batatas. Deixe esquentar levemente e junte a mistura da tortilha. Espere dourar de um lado, vire (com ajuda de um prato) e doure do outro lado. Se desejar, sirva com um pouco de molho de tomate.

CREMA CATALANA



INGREDIENTES (4 PESSOAS)

1 lt de leite
casca de 1 limão
2 pauzinhos de canela
8 gemas
200 gr de açúcar

Ferva o leite com a casca de limão e a canela. Esfrie e passe por uma peneira. Bata as gemas com o açúcar e junte um pouco de leite. Acrescente as gemas ao leite restante e cozinhe em fogo brando. Quando o leite recomeçar a ferver tire do fogo e mexa vigorosamente até engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e caramelize. Sirva imediatamente.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

1º Boletim Parcial do TOP BLOG - Cozinha do Chef dentro do TOP 30

Canja de Galinha



Ingredientes

- 200 g peito de frango desfiado
- 2 xícaras de chá arroz cru lavado
- 2 cenouras médias raladas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 1 cebola picada
- cheiro verde, sal e pimenta a gosto
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher de sopa de curry
- 2 litro de água
- 1 copo de suco de cenoura

Modo de Preparo

Refogue em 2 colheres de manteiga, o alho, a cebola, o caldo de galinha, o curry, o frango desfiado, a cenoura ralada e o arroz. Após 5 min acrescente a água e deixe cozinhar por 20 min. Quando o arroz estiver no ponto, acrescente o caldo de cenoura, o cheiro verde e a pimenta.

Dica

Se você não gostar de curry ou caril, não precisa utilizar. Esse é o tipo de tempero é uma mistura de especiarias muito utilizado na culinária de países como Índia e Tailândia. Esse condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

Sopa de Cogumelos



Ingredientes:

- 1 porção de sopa
- 1 colher de sopa de salsa picada

Para a base:

- 2 pacotes de cogumelos congelados
- ½ concha de azeite com alho
- 1 cebola picada
- 6 conchas de caldo de carne
- 1 pote de requeijão light
- sal a gosto

Para decorar:

- 1 colher de ciboulette

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o azeite com alho e deixe esquentar. Acrescente os cogumelos e deixe fritar por 5 minutos. Junte o caldo e deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere com o sal e junte o requeijão, passe no liqüidificador. Para servir, adicione a ciboulette.

Sopa Fácil de Feijão com Bacon



Ingredientes:

- 4 xícaras de chá de feijão cozido
- 1 1/2 copo de macarrão para sopa de tamanho pequeno
- 2 colheres de sopa de bacon picadinho
- 1 folha de louro

Modo de Preparo:

Bata o feijão já cozido no liqüidificador. Se estiver com pouco caldo, acrescente um pouco de água para bater melhor. Passe esta mistura na peneira. Em uma panela de pressão, frite o bacon e por cima dele despeje o caldo. Acrescente água até dar consistência de sopa (não muito rala). Espere ferver e coloque o macarrão e o louro, deixe 5 minutos com o fogo aceso e depois apague o fogo e tampe a panela de pressão por mais uns 15 minutos. Esta estratégia faz com que o macarrão cozinhe sem o caldo ferver e engrossar muito.O macarrão deve ser pequeno para facilitar o cozimento. Você pode pôr couve fatiada e batata, se quiser.

Sopa Creme de Abóbora



Ingredientes

- 1/2 Kg de abóbora
- 100 g de couve picada
- 3 cenouras médias cortadas em rodelas
- 3 batatas médias cortadas em pedaços pequenos
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 l de água
- 250 ml de leite
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de maizena
- sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe a abóbora em 1 1/2 l de água. Depois de cozida, bata no liquidificador com a água do cozimento. Reserve. Refogue, o azeite, a cebola, o alho e o sal, adicionando o caldo de abóbora. Mexa bem e acrescente a batata, a cenoura, a couve e 1/2 L de água, deixe ferver até o ponto de cozimento. Desligue o fogo e acrescente a maisena já dissolvida no leite frio. Mexa bem, deixando ferver até engrossar.

Dica

Sirva com torradas.Para decorara pode ser utilizado a semente da abóbora.

Sopa Creme de Beterraba Light



Ingredientes

- 2 xícaras de beterraba cozida picada
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras de caldo de frango desengordurado
- 1/2 cebola picada
- 1 xícara de leite desnatado
- 1 pedaço de pimenta vermelha
- 1 pitada de noz-moscada ralada
- sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela o caldo, a cebola picada, a pimenta vermelha e a noz-moscada ralada e deixe ferver aproximadamente por 5 minutos. Acrescente a beterraba e dissolva a farinha no leite e junte ao caldo, mexendo sempre. Bata no liquidificador. Aqueça e sirva quente.

Dicas

Fica uma delícia servir com torradinha feita com alho.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sopa Fria de Pepino



Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de pepino picado com casca
- 1 colher (sopa) de salsa picada (opcional)
- 1 copo de iogurte natural desnatado
- suco de 1 limão
- sal à gosto
- 3 folhas de hortelã fresca (opcional)

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Sirva em seguida.

Análise Nutricional

Número de porções: 1.0
Peso por porção: 530.0 g

Valor nutricional e calórico por porção
Total
Calorias 137 kcal
Carboidratos 20.28 g
Proteínas 12.46 g
Lipídios 2.37 g

Sopa Laranja



Ingredientes

- 1 colher (sopa) de margarina light
- 6 cenouras picadas
- 1 cebola picada
- 1/2 talo de salsão picado
- 1/2 l de água
- 1/2 l de suco de laranja
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Refogue na margarina derretida, as cenouras, a cebola e o salsão. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque a água e deixe os legumes cozinharem por aproximadamente 15 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois, bata tudo no liquidificador até formar um creme liso. Volte à panela e junte o suco de laranja. Esquente e sirva a seguir.

Dica

Essa sopa é ideal para servir quente ou fria. Ideal para o verão e inverno.

Bolo de Figos

Essa receita eu comi a pouco tempo na casa de um amigo que tem paixão pela culinária. Gostei tanto e pedi tanto a receita que ele me deu e deixou postar no blog. Assim que fizer novamente vou postar umas fotos bem bacanas da textura desse bolo fantástico.

Meus agradecimentos aos Fabinho Moreira.



Ingredientes

1/2 k de figos picados
1/2 k de nozes sem casca picadas
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
250g de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
4 xícaras de chá de azeite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de Preparo

Misture os figos com as nozes. Reserve. Bata os ovos até ficarem esbranquiçados. Adicione o açúcar e continue batendo. Acrescente o leite, o óleo e a baunilha. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento e misture lentamente. Despeje as frutas sobre a massa e misture. Despeje em dois refratários para bolo, tipo inglês, untados e polvilhados com farinha de rosca torrada. Leve ao microondas em Potência Alta por 10 minutos para cada bolo. Deixe descansar por 10 minutos antes de desenformar. Decore com chantilly e nozes.

Creme de Tomate com Queijo



- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande e picada
- 8 tomates picados com pele e semente, firme e bastante vermelho
- 1 talo de alho poró
- 8 cravos (espetar os cravos no alho poró)
- 2 xícaras de chá de água
- 2 ramos de manjericão
- ervas aromáticas diversas (colocar amarradas para depois retirar)
- sal e orégano à gosto
- 2 xícaras de chá de leite
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 200 g de catupiry ou requeijão cremoso

Fritar a cebola no azeite e colocar os tomates, o alho poró, a água, o manjericão, as ervas aromáticas, o sal e o orégano. Deixar no fogo até formar um tipo de molho tomate. Tirar o manjericão e as ervas aromáticas, liquidificar tudo e peneirar. Levar novamente ao fogo e jogar a farinha diluída no leite e por último o catupiry ou o requeijão cremoso.

Análise Nutricional

Número de porções: 20.0
Peso por porção: 70.0 g

Valor nutricional e calórico por porção

Calorias 81 kcal
Carboidratos 7.72 g
Proteínas 2.83 g
Lipídios 4.41 g

Azeite Cremoso Colorido

Pessoas,

Esse azeite fica uma delícia. Adoro utilizá-lo em saladas, legumes... Utilize a imaginação! Bem fácil de fazer. Faça e depois me diga como ficou. Ok?



Ingredientes

200g de beterraba
1 lata de azeite
1 dente de alho
sal
1 ramo de alecrim

Modo de Preparo

Em uma panela coloque o azeite com o alecrim e o alho para aquecer por aproximadamente 10 minutos. Cozinhe a beterraba e leve ao liquidificador para formar uma pasta e em seguida acrescente o azeite e vá batendo até que fique todo incorporado. Envase e use em saladas, grelhados e legumes.

Paprika Schnitzel













Ingredientes:

4 bifes de alcatra com 0,5 cm de espessura (tipo escalopes)
2 colheres de sopa de suco de limão
Farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de cebola picadinha
1 xícara de chá de creme de leite fresco
Sal
Pimanta-do-reino
2 colheres de chá de páprica doce.

Modo de preparo:

Deixe os bifes tomarem gosto no limão por 30 minutos; enxugue bem os bifes e passe-os na farinha, envolvendo bem. Aqueça bem 1 colher da manteiga e frite a cebola até dourar.
Derreta o restante da manteiga à parte e frite rapidamente os bife, tempere com sal e pimenta.
Coloque todos na frigideira e por cima espalhe a cebola, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por 5 minutos.
Misture o creme de leite com sal, pimenta e páprica, despeje sobre os bifes e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.
Retire do fogo e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.