quinta-feira, 3 de junho de 2010

Abacaxi Grelhado com Iogurte

Ingredientes

- 1 abacaxi médio em fatias
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de hortelã picada
- 1 pote de iogurte desnatado

Modo de Preparo

Em uma frigideira alta, misture o açúcar com a água e deixe ferver até formar uma calda com cor de caramelo. Junte o azeite de oliva, a hortelã e misture. Acrescente o abacaxi e deixe grelhar, virando às vezes para dourar dos dois lados. Sirva.

Finalização

Coloque as fatias em pratos. Despeje o iogurte encima e decore com folhinhas de hortelã.

Dica

Antes de iniciar a realização da receita, fatie o abacaxi e deixe-o escorrer em uma peneira para tirar o excesso de líquido.

Cogumelos crocantes

Ingredientes:

- 2 xícaras de cogumelos frescos
- 2 colheres de sopa de iogurte desnatado
- 1 xícara de farinha de rosca
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 clara
- suco de limão
- folhas verdes

Molho:

- O que restar do iogurte desnatado
- 1 colher de sopa de catchup
- 4 colheres de sopa de ricota
- 1 dente de alho amassado
- sal a gosto

Modo de preparo:

Parte I: Lave bem os cogumelos e regue com o suco de limão.Bata a clara com o iogurte. Aparte misture a farinha de rosca e o queijo parmesão. Passe os cogumelos na mistura da clara com o iogurte e depois na mistura da farinha de rosca com o queijo parmesão. Em uma assadeira leve os cogumelos ao forno médio por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem dourados.

Parte II: Para fazer o molho é só misturar todos os ingredientes.

Finalização:

Cubra o fundo do prato com as folhas verdes. No meio arrume os cogumelos crocantes. Por último com a ajuda de uma colher, acrescente o molho como se estivesse fazendo linhas diagonais. O prato ficará saboroso e muito apresentado.

Chuchu cremoso



Ingredientes

- 1 chuchu médio cozido
- 1/2 xícara de leite desnatado
- 2 claras
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- sal á gosto

Modo de Preparo

Acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coloque a mistura em uma fôrma refratária, untada com um pouco de azeite, e leve para assar em forno médio.

Dica

Podemos fazer algumas variações nessa receita, como trocar o chuchu que nem todo mundo gosta, por beterraba, cenoura e abóbora. Lembrando que todos eles devem ser cozidos. Agora não fique preso em minhas dicas, use a sua imaginação para criar um prato muito saboroso.

Caçarola de cogumelos

Ingredientes

- 500 g de cogumelos, três variedades: champignon, shimeji e shiitaki
- 1 colher (sopa) de manteiga com sal
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 xícara (chá) de salsa, cebolinha e tomilho picado
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- sal
- pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Lave os cogumelos e retire os talos duros do shiitaki, separe os shimeji e corte a base do pé dos champignons. Lave-os e escorra bem. Derreta a manteiga em uma caçarola grande, no fogo alto. Acrescente os cogumelos, misture até esquentarem. Misture o alho espremido. Tempere com sal a gosto e junte o vinho. Assim que o vinho ferver tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até ficarem macios. Na hora de servir, aqueça, misture o creme de leite e as ervas picadinhas e tempere com a pimenta-do-reino.

Bolinhos de Berinjela

Ingredientes

- 2 berinjelas médias fatiadas
- 1/2 kg de farinha de trigo
- 1 colher de sal de fermento em pó
- pimenta do reino
- sal a gosto
- 1 xícara de leite
- 1 copo de água
- 1 colher de sopa de óleo
- cheiro verde e salsa á gosto
- orégano á gosto.

Modo de preparo

Cozinhei as berinjelas fatiadas até chegar ao ponto, Amasse-os com um espremedor de -batatas e juntá-las a farinha de trigo, fermento, leite, azeite de oliva, pimenta, cheiro verde, salsinha e orégano. Misture tudo até se tornar uma massa homogênea. Tenha paciência para misturar. Aqueça o óleo. Coloque os bolinhos cortados da maneira de sua preferência e frite-os até dourar. Com o auxílio de papel toalha, seque bem os bolinhos, para absorver o máximo de óleo.

Dica

Para saber se o óleo está no ponto, jogue um e apenas um palito de fósforo. Se acender o óleo está no ponto. Peço muita atenção no manuseio do óleo, retire as crianças da cozinha.

Berinjelas com carne

Ingredientes

- 2 a 3 berinjela grande
- sal para salpicar a berinjela
- 2 colheres de chá de sal
- 1 cebola média
- 2 colheres de chá de páprica
- 1,250 kg de lombo ou carne de vaca moída
- ½ colher de chá de pimenta-do-reino
- ½ xícara de chá de salsinha picada
- 2 a 3 batatas grandes
- 2 a 3 abobrinhas médias
- 2 tomates grandes e firmes
- 1 xícara de purê de tomate
- ½ xícara de água

Modo de Preparo

Corte a berinjela em fatias e em espessura fina. Salpique-as com sal e deixe-as descansar enquanto prepara a carne. Em uma tigela, vamos temperar a carne moída com a cebola picada, a páprica, a pimenta-do-reino, as 2 colheres de chá de sal e a salsinha. Descasque as batatas e corte-as em rodelas e em espessura fina. Corte os tomates e as abobrinhas também em rodelas e espessura fina. Unte com manteiga uma assadeira média. Lave as fatias de berinjela e enxugue-as bem. Forre o fundo da assadeira com berinjela. Depois acrescente uma camada carne moída, uma camada de batata, uma camada de carne moída, uma camada de abóbora, uma camada de tomate e repita mais uma vez as camadas anteriores terminando com a berinjela e a carne. Misture o purê de tomate com a água e espalhe sobre os legumes e carne na assadeira. Cubra com papel alumínio e leve para assar por aproximadamente 30 minutos, dependendo do seu forno, em temperatura de 180º C. Após, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos ou um pouco mesmo. Cuide para não queimar e ressecar.

Beterraba com laranja



Ingredientes

- 1 beterraba pequena cozida e cortada em palitos
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 50 ml de suco de laranja
- sal a gosto

Modo de preparo

Misture os ingredientes numa panela antiaderente. Leve ao fogo e cozinhe até o molho engrossar. Pronto!

Dicas

Um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas. Uma receita rápida que não leva mais de 10 minutos.

Berinjela com queijo de minas

Ingredientes

- 2 berinjelas
- 3 tomates maduros
- 2 cebolas
- 500 g de queijo minas
- cheiro verde a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva o suficiente

Modo de Preparo

Corte todos os ingredientes em rodelas, menos o queijo minas que será em fatias. Passe um fio de azeite no fundo de uma panela. Coloque as rodelas de tomate, depois as cebolas e depois as berinjelas. Tempere com o cheiro verde picado, o sal e a pimenta. Em seguida, coloque uma camada de queijo minas e repita as camadas até terminar com uma camada de queijo. Regue com mais um fio de azeite, tampe a panela e leve ao fogo brando até que as berinjelas estejam macias.

Berinjela crocante

Ingredientes

- 2 berinjelas
- 6 colheres de sopa de maionese
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 2 dentes de alho amassados
- sal a gosto
- 4 colheres de sopa de farinha de rosca
- 2 colheres de chá de orégano

Modo de Preparo

Descasque as berinjelas e corte-as em gomos no sentido do comprimento e deixe-as de molho na água por 5 minutos. Prepare uma pasta com a maionese, o queijo ralado, o alho amassado e sal a gosto. Enxugue as berinjelas com um pano ou papel absorvente e espalhar a pasta por todos os lados dos gomos.Em seguida passe na farinha de rosca já misturada com o orégano. Leve ao forno em uma forma refratária até que estejam ligeiramente douradas.

Berinjela dourada



Ingredientes

- 2 berinjelas cortadas em laminas
- 3 ovos batidos
- 50 g queijo ralado (tipo parmesão)
- 4 tomates cortados em rodelas finas
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de orégano
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de azeite
- salsinha picada
- óleo
- sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma frigideira coloque um pouco de óleo e frite as lâminas da berinjela até murchar. Faça uma salada com os tomates, a cebola, o alho, o sal, o vinagre, o azeite e o orégano. Em uma travessa coloque 1 camada da salada, 1 camada da berinjela e assim sucessivamente sendo a última de salada. Bata os ovos, coloque 1 pitada de sal e acrescente o queijo ralado. Despeje sobre travessa com a berinjela e os tomates em salada. Leve ao forno até dourar.

Dica

Um bom acompanhamento para esse prato é o arroz branco. Não precisa de mais nada!


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.