quinta-feira, 3 de julho de 2008

Gelado de limão



Ingredientes:

4 colheres (sopa) de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres (sopa) de adoçante em pó
1 pote (200 g) iogurte desnatado

Modo de Preparo:

Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em 2 taças individuais e leve para gelar por 2 horas, ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão.

Fonte: Revista Água na Boca

Tempo de preparo: 15 min + tempo de geladeira
Rendimento: 2 porções
Calorias: 65 cal por porção

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ganache de menta com morango



Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo
1 caixinha (200 g) de creme de leite
1 colher (sopa) de licor de menta
400 g de morango

Modo de Preparo:

Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque-os numa tigela refratária. Leve ao fogo, em banho-maria, por 7 minutos, ou até derreter. Junte o creme de leite e o licor de menta e mexa delicadamente por 1 minuto, ou até o ganache ficar homogêneo. Retire do fogo. Lave e limpe os morangos e seque-os com toalha de papel. Disponha-os em taças e regue com o ganache. Se preferir, mergulhe os morangos no ganache no momento de servir, no estilo fondue.

Dicas: Creme versátil: de origem francesa, o ganache pode ser usado para decorar sobremesas e em coberturas ou recheios de bolos ou tortas. Nesta sobremesa, ganha uma versão prática e deliciosa ao ser combinado com morangos.

Fonte: Revista Água na Boca

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções

terça-feira, 1 de julho de 2008

Camembert



Sabor ligeiramente picante, macio, cremoso, com bolor branco sobre a casca. Vinho tinto leve ou branco seco. Ótimo no pão e bolacha, delicioso no aperitivo como base de canapés.

Port Salut



Sabor acentuado, macio mas ligeiramente consistente. Vinho tinto seco encorpado. Ótimo como aperitivo, excelente com pão e bolachas.

Sopa Fria de Pepino



Ingredientes:

1 pepino grande
1 colher (sopa) de endro fresco picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 cebola picada
1 1/3 de xícara de creme de leite
1 1/4 de xícara de caldo de frango
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Descasque o pepino, retire as sementes e corte-o em pedaços. Guarde um pouco para decorar e processe o resto juntamente com o suco de limão e a cebola até obter uma mistura fina e homogênea. Coloque a mistura numa tigela grande, junte o creme de leite, o caldo, o sal e a pimenta a seu gosto. Acrescente o endro e mexa bem. Leve a sopa à geladeira e sirva-a com o pepino reservado.

Nota: a maneira mais fácil de retirar as sementes do pepino é cortá-lo na vertical e retirá-las com uma colher. A sopa de pepino é mais saborosa, se for consumida um ou dois dias depois de preparada. Se preferir, substitua o creme de leite por iogurte, que também pode ser desnatado.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Cenoura com ervas



Ingredientes:

500 g de cenoura em rodelas finas
1/2 tablete de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de água
1/4 de colher (chá) de alecrim seco
1/2 colher (sopa) de hortelã picada
sal a gosto
1/4 de colher (chá) de manjericão seco
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de Preparo:

Coloque a cenoura em uma fôrma refratária grande. À parte, misture os demias ingredientes e espalhe sobre a cenoura. Mexa bem, tampe e leve ao microondas em potência alta por 6 a 9 minutos, ou até que a cenoura esteja cozida. Mexa 2 vezes durante o cozimento.

Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 4 porções
Calorias: 36 Cal por porção

Salada de peixe

Ingredientes:

300 g de filé de badejo
1 colher de sopa de aceto balsâmico
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de ovas de peixe
8 folhas de endívia

Modo de Preparo:

Coloque o badejo numa panela média com 1/2 copo de água, vinagre, sal e pimenta. Cozinhe por 5 minutos. Retire e corte em cubos. Numa tigela misture o azeite com as ovas de peixe. Acerte o sal e tempere o peixe com essa mistura. Coloque numa travessa e sirva com folhas de endívia.

Dificuldade: Fácil
Calorias: 86 Cal por porção

Provolone



Sabor acentuado, consistência macia e firme. Vinho tinto encorpado ou cerveja. Ótimo com aperitivos, ralado sobre pratos de massas.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.