sábado, 15 de novembro de 2008

Horta de Temperos em Vasos

Nada melhor do que você utilizar temperos frescos em suas receitas. Seguindo as dicas desse vídeo, você não precisará mais compra-los em supermercados, tendo o risco de perde-los em pouco tempo. Além dos benefícios que elas trazem para seu organismo, é uma boa terapia para qualquer estresse.

Reciclagem Óleo de Cozinha

Estava navegando pela internet e achei um vídeo muito interessante. A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Vamos fazer a nossa parte, assim podemos salvar nosso planeta.

Países que acessam o Blog Cozinha do Chef

O objetivo do Blog Cozinha do Chef é ser um aliado na cozinha tanto para mulheres quando para homens que gostam de cozinhar. Estou muito feliz com o sucesso do Blog ao redor do mundo. Estamos em 515 cidades espalhadas em 50 países, como:

Brazil, Portugal, United States, United Kingdom, Italy, France, Japan, Spain, Germany, Canada, Switzerland, Argentina, Mozambique, Mexico, India, Belgium, Netherlands, Poland, Turkey, Norway, Sweden, Angola, Chile, South Africa, Australia, Romania, Egypt, Bulgaria, New Zealand, Luxembourg, Austria, Jordan, Singapore, Malaysia, Liechtenstein, Macau SAR China, Indonesia, Tunisia, Greece, Morocco, Ukraine, Israel, Saudi Arabia, Nigeria, Czech Republic, Sudan, Algeria, Ireland, Peru e Kuwait.

Muito obrigado!

Canelone de Espinafre



Ingredientes:

1/2kg de massa de lasanha (pré cozida)
1 xícara (chá) de espinafre cozido (espremido)
200g de queijo de minas fresco (amassado)
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão (ralado)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de manjerona desidratada
150g de margarina
1/2 cebola (picada)
1 lata de purê de tomate
1/2 xícara (chá) de cogumelos (picados)
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 pitada de noz moscada

Modo de Fazer:

Misture o espinafre, o queijo de minas, os ovos, metade do queijo ralado, o sal, a pimenta e a manjerona. Mexa até obter uma mistura homogênea. Divida entre os pedaços de massa e enrole, formando os canelones. Reserve. Refogue 60g de margarina com a cebola. Acrescente o purê de tomate, o sal, a pimenta e os cogumelos. Cozinhe por 15 minutos. Reserve. Coloque o restante da margarina e a farinha de trigo em uma panela e deixe dourar ligeiramente, mexendo sem parar. Acrescente o leite e mexa até levantar fervura. Tempere e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire e reserve. Coloque em descartável ou refratário o molho vermelho, os canelones e por cima o molho branco. Salpique com o restante do queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Modo de Fazer no Microondas:

Misture o espinafre, o queijo de minas, os ovos, metade do queijo ralado, o sal, a pimenta e a manjerona. Mexa até obter uma mistura homogênea. Divida entre os pedaços de massa e enrole, formando os canelones. Reserve. Coloque em um refratário 60g de margarina com a cebola. Leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente o purê de tomate, o sal, a pimenta e os cogumelos. Tampe e retorne ao microondas por 7 a 8 minutos na potência alta. Reserve. Coloque o restante da margarina e a farinha de trigo em um refratário e leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Acrescente o leite, tempere e retorne ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta, mexendo a cada 2 minutos. Retire e reserve. Coloque em um refratário o molho vermelho, os canelones e por cima o molho branco. Salpique com o restante do queijo ralado e leve por ao microondas por 5 minutos na potência alta para gratinar.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e congele.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Badejo Especial



Ingredientes:

1/2kg de filé de badejo
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
suco de 1/2 laranja
100g de alho poró (fresco)
50g de alcaparras

Modo de Fazer:

Tempere os filés de peixe com o sal, a pimenta, o suco de laranja e o alho poró desfiado. Deixe tomar gosto por 1 hora. Coloque tudo em uma frigideira anti aderente e cozinhe rapidamente. No final do cozimento, acrescente as alcaparras.

Modo de Fazer no Microondas:

Tempere os filés de peixe com o sal, a pimenta, o suco de laranja e o alho poró desfiado. Deixe tomar gosto por 1 hora. Coloque em um refratário, tampe e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Retire e acrescente as alcaparras.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno ou microondas.

Yakimeshi / Arroz colorido



Risoto à base de arroz japonês. Por conter carne e legumes, trata-se de uma refeição completa, não necessitando de qualquer acompanhamento.

Ingredientes:

1 receita de shiro-gohan (arroz branco) cujo preparo você encontra no site
100g de camarão pequeno picado
4 shiitake picados
2 colheres de sopa de ervilha
2 ovos inteiros batidos
Óleo para refogar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Numa frigideira, faça um ovo mexido como de costume e reserve num prato separado. Na mesma frigideira, com um pouco de óleo, refogue os camarões até cozinhar. Acrescente os shiitake e as ervilhas e continue refogando até ficarem ligeiramente cozidos. Reserve também. Novamente na mesma frigideira, com um pouco de óleo, refogue o arroz. Acrescente os ovos, os camarões, os shiitake e as ervilhas reservadas, misture e tempere a gosto.

Rendimento: 4 porções

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Suco de Milho Verde

Ingredientes

- 3 espigas de milho verde
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 litro mais 1 xícara (chá) de leite desnatado
- adoçante a gosto
- 2 colheres (sopa) de margarina light

Modo de Preparo

Com uma faca, retire os grãos de milho da espiga. Bata-os no liquidificador, com a água durante dois minutos. Passe na peneira fina duas vezes. Leve ao fogo, acrescentando um litro de leite e a manteiga. Mexa sem parar, o tempo todo. Ponha o açúcar aos poucos e prove umas duas ou três vezes, enquanto estiver cozinhando, pois o milho "rouba" o açúcar.

Deixe ferver um pouco, controlando a densidade do líquido, pois deve ficar mais ralo do que o suco de garrafinha, já que quando esfria, engrossa um pouco. Deixe esfriar e leve à geladeira para gelar. Enquanto esfria, cubra com um plástico filme, rente ao suco (diretamente sobre o suco e não sobre a panela), para evitar a formação de uma nata grossa proveniente do amido do milho. Se formar, descarte-a. Sirva gelado.

1 porção = (240mL)
Número de porções = 7

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 110 kcal
carboidratos = 12.51 g
proteínas = 6.05 g
lipídios = 4.00g

Taça de Morango com Iogurte Desnatado

Ingredientes

- 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor vermelha
- 1/4 xícara (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de morangos picados
- 1 copo de iogurte desnatado
- 1 colher (café) de adoçante líquido
- 1 colher (sobremesa) de suco de limão
- 1 clara
- 6 morangos inteiros para enfeitar

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, coloque a gelatina e a água, levando ao fogo em banho-maria apenas para dissolver. Bata os morangos picados com o iogurte, o adoçante e o suco de limão no liquidificador. Em uma vasilha, misture bem a gelatina ao creme de morangos. Leve à geladeira por 1 hora. Bata a clara em neve e misture ao creme gelado. Divida em seis taças (ou potes de sobremesa) e leve para gelar por mais 2 horas. Na momento de servir, enfeite com os morangos inteiros.

1 porção = 1 pote de sobremesa (100.0g)
Número de porções = 6

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 35 kcal
carboidratos = 4.01 g
proteínas = 4.05 g
lipídios = 0.46 g

Brócolis e Cenouras ao Alho e Óleo



Ingredientes:

1/2kg de brócolis (em pequenos buquês)
1/2kg de cenouras (cortadas em rodelas)
3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho (picados)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Cozinhe os brócolis e as cenouras no vapor. Em uma frigideira, aqueça o azeite e acrescente o alho, os brócolis e as cenouras. Refogue bem e tempere com o sal e a pimenta.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque os brócolis e as cenouras em um refratário. Acrescente meia xícara (chá) de água, tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta. Retire e deixe em tempo de espera. Coloque em outro refratário o azeite e o alho. Leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente os brócolis e as cenouras, tempere com o sal e a pimenta e mexa bem.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, fogão ou microondas.

Bobó de Camarão



Ingredientes:

2kg de camarões (limpos)
6 colheres (sopa) de óleo
1 cebola (picada)
1 dente de alho (socado)
1/2 xícara (chá) de salsinha
suco de 1 limão
3 vidros de leite de coco (600ml)
1/2kg de tomates (pelados)
1 pimentão picado (opcional)
sal a gosto
pimenta a gosto
1 xícara (chá) de castanhas de caju (picadas)
1kg de mandioca crua (em pedaços)
2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Modo de Fazer:

Coloque a metade do óleo em uma panela e refogue a cebola, o alho e a salsa. Acrescente o camarão com o suco de limão e a pimenta a gosto. Refogue rapidamente para não endurecer os camarões. Junte metade do leite de coco, ferva ligeiramente e apague o fogo. Reserve. Coloque o restante do óleo em outra panela, refogue os tomates, o pimentão, o sal, a salsa e a mandioca em pedaços. Acrescente o restante do leite de coco e cozinhe até a mandioca ficar macia. Passe no liquidificador. Junte esta massa com o refogado de camarões e as castanhas de caju picadas. Leve ao fogo para aquecer e acrescente o azeite de dendê.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque a metade do óleo em um refratário. Acrescente a cebola, o alho e a salsa. Leve ao microondas por 4 minutos na potência alta. Acrescente o camarão com o suco de limão e a pimenta a gosto. Tampe e leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência média alta. Acrescente o leite de coco e reserve. Em outro refratário, coloque o restante do óleo, os tomates, o pimentão, o sal, a salsa e a mandioca em pedaços já cozida. Acrescente o restante do leite de coco, tampe e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Passe no liquidificador. Junte esta massa com o refogado de camarões, as castanhas de caju e retorne esta mistura ao microondas por 5 minutos na potência alta. Acrescente o azeite de dendê e mexa bem.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, fogão convencional ou microondas.

Bisteca com Mandioquinha



Ingredientes:

1/2kg de bisteca de porco
suco de 1/2 limão
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola (picadinha
3 tomates picados (sem pele e sem sementes)
1/2kg de mandioquinhas (cortadas em rodelas)
2 colheres (sopa) de salsinha (picada)

Modo de Fazer:

Tempere as bistecas com o suco de limão, o sal e a pimenta. Deixe tomar gosto por 1 hora. Frite as bistecas no óleo, dourando dos dois lados. Junte as cebolas, os tomates, uma xícara (chá) de água fervente e a mandioquinha. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, até a mandioquinha ficar macia (cerca de 10 minutos). Polvilhe com a salsa.

Modo de Fazer no Microondas:

Tempere as bistecas com o suco de limão, o sal e a pimenta. Deixe tomar gosto por 1 hora. Coloque em um refratário o óleo e a cebola e leve ao microondas por 4 minutos na potência alta. Junte as bistecas, tampe e leve ao microondas por 12 a 14 minutos na potência média. Vire na metade do tempo. Retire e reserve. Em outro refratário, coloque a mandioquinha e os tomates com um quarto de xícara (chá) de água. Tampe e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta. Retire, misture com as bistecas reservadas, corrija o sal e polvilhe com a salsa.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, fogão ou microondas.

Abobrinhas Recheadas com Nozes



Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola (picada)
250g de nozes (picadas)
100g de arroz integral (cozido)
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (chá) de mostarda
3 colheres (sopa) de vinho tinto seco
sal a gosto
pimenta a gosto
1/2kg de abóbrinha

Modo de Fazer:

Coloque o óleo e a cebola em uma panela e frite até começar a dourar. Tire do fogo e junte as nozes, o arroz, o molho de tomate, a mostarda, o vinho e tempere a gosto. Corte as extremidades das abóbrinhas e faça um profundo corte em V ao longo do comprimento de cada uma delas. Recheie com a mistura de nozes e disponha em um refratário. Cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado por aproximadamente 35 minutos.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque o óleo e a cebola em um refratário e leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire do microondas e acrescente as nozes, o arroz, o molho de tomate, a mostarda, o vinho e tempere a gosto. Corte as extremidades das abóbrinhas e faça um profundo corte em V ao longo do comprimento de cada uma delas. Recheie com a mistura de nozes e disponha em um refratário. Tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno ou microondas

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Torta de frango com queijo cremoso



Ingredientes:

Massa

- 600g de farinha de trigo
- 500g de margarina
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 1 gema para pincelar

Recheio

- 1kg de peito de frango com osso
- 1 litro de água para o cozimento do frango
- 3 cubos de caldo de galinha
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de massa de tomate
- Sal a gosto
- 150g de farinha de trigo
- 250ml de água para dissolver a farinha (aproximadamente)
- 100g de queijo cremoso

Modo de preparo:

Massa

Coloque a farinha numa vasilha, acrescente a margarina, os ovos e o sal. Misture até dar o ponto. Forre um refratário (25 cm x 30 cm) com uma parte da massa e recheie até a borda. Com a outra parte, cubra a torta. Pincele com gema de ovo e asse em forno alto (250ºC) por 30 a 40 minutos.

Recheio

Leve os peitos de frango para a panela de pressão com a água e o tablete de caldo de frango. Deixe por 20 minutos na pressão. Escorra e reserve o caldo do cozimento. Desfie o frango. Numa panela, coloque o óleo, doure a cebola e o alho. Junte o peito desfiado, a massa de tomate e o caldo reservado. Acerte o sal e deixe ferver por uns 3 minutos aproximadamente. Engrosse com a farinha de trigo dissolvida na água, misture, deixe ferver e desligue o fogo. Por último, coloque o queijo cremoso, misture para derreter e utilize o recheio.

Mousse de Chocolate no Liqüidificador



Ingredientes:

2 tabletes de chocolate meio amargo
4 folhas de gelatina branca
1 lata de creme de leite
4 ovos
8 colheres de açúcar

Modo de preparo:

Coloque o chocolate picado em banho maria para derreter. Dissolva a gelatina em meia xícara de água. Bata as gemas no liqüidificador com as 8 colheres de açúcar. Adicione a gelatina, o chocolate dissolvido e o creme de leite, batendo até obter uma mistura homogênea. Bata as claras em neve separadamente. Junte tudo e leve para gelar.

Talharim Gratinado


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
½ xícara (chá) de maionese
2 ½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
½ xícara (chá) de vinho branco seco
250g de talharim, cozido al dente e escorrido
½ xícara (chá) de queijo fresco tipo Minas em cubinhos
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola em óleo e reserve. Dissolva a Maizena e a maionese no leite. Depois, junte o queijo ralado e o vinho, misturando bem. Despeje devagar sobre a cebola refogada, em fogo baixo, mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta. Numa travessa refratária média, coloque o talharim, cubra com molho e os cubinhos de queijo. Leve ao forno, em fogo médio, para gratinar por 15 minutos.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Medalhões de Filé Mignon



Ingredientes:

6 medalhões de filé mignon
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
6 tiras de bacon
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de conhaque
1 xícara (chá) de queijo provolone (ralado grosso)

Modo de Fazer:

Envolva cada medalhão com uma tira de bacon. Amarre com barbante para que não percam a forma. Tempere com o sal e a pimenta. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo alto e frite os medalhões. Retire, remova o barbante e coloque de volta na frigideira com o conhaque (se desejar flambe). Povilhe o queijo provolone sobre os medalhões, tampe, abaixe a chama e deixe o queijo derreter.

Modo de Fazer no Microondas:

Envolva cada medalhão com uma tira de bacon. Tempere com o sal e a pimenta. Arrume em um refratário, tampe e leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência média. Escorra o excesso de líquido. Coloque o conhaque sobre os medalhões e o queijo provolone. Tampe e retorne ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Moussaka



Ingredientes:

800g de berinjelas
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de azeite
2 cebolas (cortadas em fatias finas)
1 dente de alho (picado)
1/2kg de carne (moída)
1 colher (chá) de manjericão desidratado
1 pitada de noz moscada
800g de tomates batidos no liquidificador (passados em peneira)

Modo de Fazer:

Corte as berinjelas no sentido do comprimento. Salpique as fatias com o sal e deixe em um escorredor. Coloque por cima um prato com um peso e deixe descansar por 1 hora. Frite as fatias em óleo quente ou cozinhe em vapor. Reserve. Em uma panela, coloque a margarina, o azeite, a cebola e o alho. Refogue e acrescente a carne moída, o manjericão, a noz moscada, o sal e a pimenta. Frite em fogo forte por 7 a 8 minutos, mexendo para que a carne fique bem solta. Adicione o tomate batido, deixe levantar fervura e retire do fogo. Faça camadas de berinjela e de carne, começando e terminando com berinjela.

Modo de Fazer no Microondas:

Corte as berinjelas no sentido do comprimento. Salpique as fatias com o sal e deixe em um escorredor. Coloque por cima um prato com um peso e deixe descansar por 1 hora. Coloque as fatias em um refratário, tampe e leve ao microondas por 8 minutos na potência alta. Reserve. Em um refratário, coloque a margarina, o azeite, a cebola e o alho. Leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Acrescente a carne moída, tampe e retorne ao microondas por 5 minutos na potência alta. Retire, acrescente o tomate batido, tempere, tampe e retorne ao microondas por mais 10 minutos na potência alta. Faça camadas de berinjela e de carne, começando e terminando com berinjela.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Pimentão Recheado com Frango

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola (picadinha)
1 dente de alho (amassado)
2 colheres (sopa) de salsa (picadinha)
2 cenouras cozidas (picadinhas)
300g de frango cozido (desfiado)
1 tomate picado (sem pele e sem sementes)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
4 pimentões (grandes)

Modo de Fazer:

Aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho, a salsa, a cenoura e o frango. Junte o tomate e tempere com o sal e a pimenta. Junta água, aos poucos, até cozinhar e formar uma pasta. Recheie os pimentões com essa pasta e leve ao forno em uma fôrma untada com óleo. Asse em forno forte por 15 a 20 minutos.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque em um refratário o óleo, a cebola e o alho. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Junte a salsa, a cenoura, o frango, o tomate, o sal e a pimenta. Tampe e leve ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta. Recheie os pimentões com essa pasta, coloque em um refratário, tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas

Rosbife de Panela



Ingredientes:

1kg de filé mignon
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1 colher (chá) de ervas finas
1/2 xícara (chá) de manteiga

Modo de Fazer:

Tempere a carne com o sal, a pimenta e as ervas finas. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo alto. Junte a carne e frite, virando de vez em quando, até a superfície ficar dourada e o centro rosado (cerca de 20 minutos).

Modo de Fazer no Microondas:

Tempere a carne com o sal, a pimenta e as ervas finas. Besunte o filé com a manteiga. Coloque em um refratário, cubra com papel manteiga e leve ao microondas por 12 a 15 minutos na potência média. Verifique o ponto de cozimento desejado e se necessário, acrescente mais alguns minutos.

Obs: Para obter uma melhor aparência em microondas, pincele o filé com molho de soja, antes de começar o cozimento.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Torta de Palmito



Ingredientes:

Massa

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água quente
4 colheres (sopa) de margarina
1 tablete de caldo de carne

Recheio

1 cebola (ralada)
1 colher (sopa) de margarina
1 tablete de caldo de carne (esfarelado)
1/4 xícara (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de mostarda
1 vidro de palmitos
1 gema (para pincelar)

Modo de Fazer:

Dissolva o caldo de carne na água quente. Acrescente a margarina e a farinha. Reserve a massa. Doure a cebola na margarina, junte o caldo de carne, a água e a farinha dissolvida no leite. Deixe engrossar, acrescente a mostarda e o palmito em rodelas. Retire do fogo, coloque em uma fôrma refratária, cubra com a massa, pincele com a gema e asse em forno quente.

Modo de Fazer no Microondas:

Dissolva o caldo de carne na água quente. Acrescente a margarina e a farinha. Reserve a massa. Coloque a cebola e a margarina em um refratário e leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente o caldo de carne, a água e a farinha dissolvida no leite. Retorne ao microondas por 7 a 8 minutos na potência alta. Mexa a cada 2 minutos. Acrescente a mostarda e o palmito em rodelas. Retire do microondas. Coloque em uma fôrma refratária, cubra com a massa, pincele com a gema e leve ao forno convencional quente para assar.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e congele.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Cappelletti aos Queijos



Tenho certeza que você não vai errar em fazer essa massa num jantar especial, acompanhado com um bom vinho e com a pessoa amada. Bom divertimento!!!!!

Ingredientes:

1/2kg de cappelletti (cozido)
1 xícara (chá) de queijo fundido
1 xícara (chá) de requeijão
1 xícara (chá) de queijo parmesão (ralado)
1 xícara (chá) de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de margarina
1 lata de creme de leite (com soro)
noz moscada (ralada) a gosto

Modo de Fazer:

Coloque em uma panela o queijo fundido, o requeijão, o queijo parmesão ralado, o requeijão cremoso, a margarina, o creme de leite e a noz moscada. Leve ao fogo baixo, mexendo até ficar uma mistura homogênea. Arrume o cappelletti em um refratário, coloque o molho misturando bem e leve ao forno para gratinar.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque em um refratário o queijo fundido, o requeijão, o queijo parmesão ralado, o requeijão cremoso, a margarina, o creme de leite e a noz moscada. Leve ao microondas por 6 minutos na potência média alta, mexendo na metade do tempo. Arrume o cappelletti em um refratário, coloque o molho misturando bem e retorne ao microondas por 5 a 7 minutos na potência alta ou no grill por 10 a 12 minutos.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Arroz com Amêndoas



Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
4 xícaras (chá) de água
1 tablete de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de cebola (picadinha)
100g de uvas passas brancas
150g de amêndoas

Modo de Fazer:

Coloque em uma panela o arroz, a água, o tablete de caldo de galinha, o óleo, o sal e a cebola. Deixe cozinhar em fogo alto. No final do cozimento, abaixe o fogo e tampe. Depois de bem seco, desligue e deixe tampado por 20 minutos. Pique 100g de amêndoas e misture ao arroz, juntamente com as uvas passas. Decore com as amêndoas restantes.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque em um refratário fundo o arroz, a água, o tablete de caldo de galinha, o óleo, o sal e a cebola. Leve ao microondas por 18 a 20 minutos na potência alta. Retire o arroz, tampe e deixe 20 minutos em tempo de espera. Pique 100g de amêndoas e misture ao arroz, juntamente com as uvas passas. Decore com as amêndoas restantes.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, divida nas porções desejadas, embale e etiquete. Leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Tutu de Feijão



Ingredientes:

1 xícara (chá ) de bacon (picadinho)
1 cebola (picadinha)
1 dente de alho (amassado)
2 colheres (sopa) de cheiro verde (picadinho)
1/2kg de feijão cozido
sal a gosto
pimenta a gosto
farinha de mandioca a gosto

Modo de Fazer:

Coloque o bacon em uma frigideira e frite em fogo forte. Retire e reserve. Junte a cebola, o alho e o cheiro verde na gordura derretida e frite ligeiramente. Retire do fogo. Amasse um pouco o feijão, junte o caldo e leve ao fogo. Quando estiver quente, adicione os temperos. Vá acrescentando aos poucos a farinha de mandioca, mexendo sempre, até obter um pirão mole. Prove e tempere com o sal e a pimenta. Por último, junte os pedacinhos de bacon.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque em um refratário o bacon e leve ao microondas por 2 a 3 minutos na potência alta. Retire e reserve. Junte a cebola, o alho e o cheiro verde na gordura derretida e retorne ao microondas por 4 minutos na potência alta. Amasse um pouco o feijão, junte o caldo e coloque no refratário com os temperos. Tampe e retorne ao microondas por 5 minutos na potência alta. Retire, tempere com o sal e a pimenta e acrescente aos poucos a farinha de mandioca, mexendo sempre, até obter um pirão mole. Por último, junte os pedacinhos de bacon.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, fogão convencional ou microondas.

Arroz com Alitria



Ingredientes:

1 xícara (chá) de alitria (bem quebradinha)
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de arroz (lavado)
5 xícaras (chá) de água
sal a gosto

Modo de Fazer:

Coloque a alitria e a manteiga em uma panela e leve ao fogo para dourar levemente. Junte o arroz, a água e o sal e deixe cozinhar.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque a alitria e a manteiga em um refratário e leve ao microondas por 4 minutos na potência alta. Mexa 2 vezes. Junte o arroz, o sal e a água. Misture bem. Leve ao microondas por 25 minutos na potência alta. Mexa após 15 minutos. Retire do forno e aguarde 10 minutos tampado em tempo de espera.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, fogão ou microondas.

Alho Poró com Presunto



Ingredientes:

2 alhos porós
sal a gosto
200g de presunto (cortado em fatias finas)
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
noz moscada a gosto
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão (ralado)

Modo de Fazer:

Lave os alhos porós e corte em pedaços de aproximadamente 7cm. Cozinhe em água com sal por 10 minutos. Enrole os pedaços de alho poró em fatias de presunto e vá arrumando em uma fôrma refratária untada. Reserve. Derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Acrescente o leite, mexendo sempre para evitar a formação de grumos. Deixe ferver por alguns minutos. Tempere com a noz moscada e o queijo parmesão. Coloque o molho sobre o alho poró e leve ao forno quente por 20 minutos.

Modo de Fazer no Microondas:

Lave os alhos porós e corte em pedaços de aproximadamente 7cm. Coloque em um refratário com um quarto de xícara (chá) de água. Tampe e leve ao microondas por 6 minutos na potência alta. Retire, polvilhe com o sal e enrole os pedaços de alho poró em fatias de presunto. Coloque arrumados em uma fôrma refratária untada. Reserve. Coloque em um refratário a manteiga e a farinha de trigo. Leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Acrescente o leite e mexa bem. Retorne ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta, mexendo duas vezes durante o cozimento. Retire e acrescente a noz moscada e o queijo parmesão. Despeje este molho sobre o alho poró e retorne ao microondas por 7 a 8 minutos na potência alta ou em grill por 10 minutos.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Ika to Daikon no Nimono / Cozido de Nabo com Lula



A lula nesta receita dará sabor ao prato. No entanto, o segredo é não cozinhá-la demais para não endurecê-la.

Ingredientes:

300g de lula
600g de nabo comprido
2 colheres de sopa de sake
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de sal
cebolinha verde para salpicar
água de arroz lavado (o suficiente)

Modo de preparo:

1. Retire as vísceras da lula e lave-as. Corte as pernas em 2cm de comprimento e o restante em rodelas de 1cm.
2. Corte o nabo em hantsukigiri e leve para cozinhar durante 10 minutos em uma água que foi usada para lavar o arroz.
3. Em uma outra panela, leve para cozinhar os ingredientes do caldo e assim que começar a ferver acrescente o sake, o açúcar, o shoyu e o sal.
4. Adicione o nabo e continue cozinhando.
5. Assim que o nabo estiver macio, acrescente as lulas reservadas e deixe cozinhar apenas por alguns minutos no fogo alto.
6. Retire do fogo, salpique as cebolinhas e sirva.

Rendimento: 4 porções

Shiro Gohan / Arroz branco



Elemento básico e essencial da cozinha japonesa. Diariamente degustado sem tempero algum, podendo num passe de mágica transformar-se em diversos tipos de sushis.

Ingredientes:

3 xícaras de arroz japonês
3 xícaras de água (dependendo da marca e qualidade do arroz, pode ser necessário acrescentar mais água)

Modo de preparo:

1. Lave o arroz 3 a 4 vezes delicadamente, tomando o cuidado para não quebrar os grãos, e escorra numa peneira.
2. Numa panela, coloque o arroz na água e deixe por 30 minutos de molho, para que a água possa atingir o centro de cada grão.
3. Leve a panela ao fogo com a tampa semi-aberta e cozinhe em fogo alto até começar a secar.
4. Abaixe bem o fogo (quase apagando) e deixe cozinhar por mais 10 miutos.
5. Desligue o fogo, deixe abafando por 15 minutos e sirva.

Rendimento: 5 porções

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resultado da Enquete - Qual culinária você tem mais vontade de aprender?

Brasileira - 37%
Portuguesa - 34%
Italiana - 25%
Francesa - 20%
Alemã - 14%
Japonesa - 37%
Outros - 5%

Abobrinha ao forno



Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola (picada)
1 xícara (chá) de purê de tomate
sal a gosto
1/2kg de abóbrinha
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
orégano a gosto
200g de mussarela (cortadas em fatias)
1 xícara (chá) de queijo parmesão (ralado)

Modo de Fazer

Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Junte o purê de tomate, um pouco de água e o sal. Deixe apurar. Reserve. Corte cada abóbrinha em quatro fatias, no sentido do comprimento. Passe na farinha de trigo e frite em óleo bem quente, até dourar. Escorra em papel absorvente e polvilhe com o sal. Unte uma fôrma refratária e coloque uma camada de abóbrinha, um pouco de molho, salpique com orégano, cubra com mussarela e polvilhe com queijo ralado. Repita as camadas. Leve ao forno médio por uns 20 minutos.

Modo de Fazer no Microondas:

Coloque em um refratário o óleo e a cebola. Leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Junte o purê de tomate, um pouco de água e o sal. Tampe e retorne ao microondas por 5 minutos na potência alta. Reserve. Corte cada abóbrinha em quatro fatias, no sentido do comprimento. Não passe na farinha e nem frite. Unte uma fôrma refratária e coloque uma camada de abóbrinha, um pouco de molho, salpique com orégano, cubra com mussarela e polvilhe com queijo ralado. Repita as camadas. Tampe e leve ao microondas por 10 minutos na potência alta.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar, embale nas porções desejadas, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

Merengue suíço

Ingredientes:

10 colheres (sopa) de açúcar refinado
2 claras médias

Modo de Preparo:

Coloque numa tigela refratária bem limpa e seca, o açúcar e as claras. Disponha a tigela dentro de uma panela com água fervente e leve ao fogo baixo. Bata com um batedor manual por 10 minutos, ou até obter um merengue brilhante e firme. Durante o tempo que estiver batendo, gire o refratário de vez em quando.

Creme chantilly


Ingredientes:

1/2 kg de creme de leite fresco
10 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Coloque o creme de leite, que deve estar bem gelado, numa tigela. Disponha-a dentro de um outro recipiente com gelo ou com água gelada e bata com um batedor elétrico (se preferir, use um batedor manual) por 2 minutos, ou até começar a engrossar. Adicione o açúcar, pouco a pouco, sem parar de bater. Bata por mais 1 minuto, ou até ficar firme. Deve ser batido até que o batedor deixe marcas nítidas quando levantado, mas tome cuidado para não bater demais, pois o creme separa.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.