quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lasanha com Frango



Ingredientes:

1/2kg de massa para lasanha (pré cozida)
400g de peito de frango
1 cebola (picada)
2 dentes de alho (picados)
3 colheres (sopa) de óleo
4 tomates picados (sem pele e sem sementes)
3 colheres (sopa) de cheiro verde (picado)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto

Molho:

1/2 litro de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de galinha
1 lata de creme de leite
queijo parmesão ralado (para polvilhar)

Modo de Fazer:

Tempere o peito de frango com a cebola, o alho, o óleo, os tomates, o cheiro verde, o sal e a pimenta. Refogue bem. Acrescente um pouco de água, tampe e cozinhe. Depois de frio, desfie o frango e reserve com os temperos. Coloque a margarina com a farinha de trigo e o tablete de caldo de galinha em uma panela. Leve ao fogo brando mexendo sem parar e vá acrescentando o leite, até engrossar. Retire, acrescente o creme de leite e reserve.

Montagem:

Faça em um refratário, camadas intercaladas de molho branco, massa para lasanha e frango com temperos. Termine com o molho branco e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Modo de Fazer no Microondas:

Em um refratário, coloque a cebola, o alho, o óleo e leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Junte o frango, os tomates, o cheiro verde, o sal e a pimenta. Tampe e leve ao microondas por 15 minutos na potência média alta. Retire, aguarde esfriar e desfie o frango. Reserve. Coloque em um refratário a margarina, a farinha de trigo e o caldo de galinha. Leve ao microondas por 2 minutos na potência alta. Acrescente o leite, mexa bem e retorne ao microondas por 5 a 6 minutos na potência alta. Mexa duas vezes durante o cozimento. Retire e acrescente o creme de leite. Reserve.

Montagem:

Faça em um refratário, camadas intercaladas de molho branco, massa para lasanha e frango com temperos. Termine com o molho branco e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao microondas por 8 a 10 minutos na potência alta.

Forma de Congelamento:

Aguarde esfriar completamente, vede o refratário com filme de PVC e saco plástico, etiquete e leve ao freezer.

Tempo de Armazenamento:

3 meses

Forma de Descongelamento:

Geladeira, forno convencional ou microondas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Exame simples ajuda a detectar câncer de intestino

Um programa colocado em prática na Finlândia detectou precocemente cerca de 40% dos cânceres de intestino, comprovando que a análise pode ser útil. O programa foi descrito na revista British medical journal. Especialistas finlandeses estudaram 106 mil homens e mulheres entre 60 e 64 anos para avaliar a eficácia de um plano de controle de câncer de cólon que é um exame que analisa a presença de sangue nas fezes, um dos indicadores de tumor.

Os especialistas conseguiram descobrir quatro de cada dez pacientes com câncer, o que eles consideram um sucesso.

Nos Estados Unidos, os médicos aconselham os homens a realizar o exame de colonoscopia apartir dos 50 anos, porém o procedimento é considerado caro e incômodo para o paciente. Com essa alternativa de análise da amostra fecal em busca de traços de sangue será um avanço muito grande para detectar o tumor no estágio inicial.

fonte: O Globo

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Peperone Tricolore



Ingredientes:

03 Pimentões verdes grandes
03 Pimentões vermelhos grandes
03 Pimentões amarelos grandes
01 gr. de Endro ( dill )
½ xícara de óleo de oliva
02 gomos de alho
01 colher de sobremesa de açúcar
01 colher de sobremesa de sal
01 colher de chá de cravo em pó
¼ xícara de vinagre de vinho branco
03 ramos de manjericão de folhas pequenas

Dica para retirar a pele dos pimentões :

Coloque em uma panela meia lata de óleo de milho 250 ml de óleo de oliva. Quando estiver no ponto de fervura, mergulhe os pimentões um a um, girando até que a pele esteja visivelmente soltando. Retire rapidamente e mergulhe em um recipiente com água e gelo. A pele se soltará facilmente. Caso necessite, use faca de lâmina cega para retirar o que resta pele.

Modo de Preparo:

Abra os pimentões, retire e descarte as sementes junto com a polpa mais clara, onde elas estão presas. Retire a pele. Corte-os, então, em tirinhas finas, como um talharim. Coloque-os em uma assadeira e tempere com o óleo de oliva, o vinagre, o sal e o açúcar. Leve ao forno, em fogo baixo, por vinte minutos. Retire, junte o cravo, o endro ( dill ), as folhas de manjericão e o alho. Caso julgue necessário, acrescente um pouquinho mais de óleo. Conserve em geladeira.

Rendimento: 4 pessoas

Alcachofras ao Molho


Ingredientes:

04 Alcachofras grandes
Suco de um limão
100 ml de óleo extravirgem
50 ml de vinagre de vinho branco
02 colheres de chá de mostarda Dijon
02 colheres de café rasas de sal
½ colher de café de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo:
Miolos de três escarolas crespas. 100 gr. de queijo parmesão cortado em pequenas lascas. 4 meias alcachofras, com as folhas, para decorar (optativo). Corte as folhas das alcachofras, deixando somente os fundos. Leve-as a cozinhar por trinta minutos, juntamente com o suco de limão. Escorra as alcachofras e reserve os fundos. Junte todos os ingredientes do molho, misturando bem. Arrume os fundos das alcachofras no centro dos pratos e disponha as folhas de escarola em volta. Regue com o molho e distribua as lascas de parmesão sobre as alcachofras. Decore se quiser com as meias alcachofras.

Beringela Assada



Ingredientes:

04 Beringelas com casca
04 Colheres de sopa de água com sal
04 Xícaras de café de azeite de oliva português
02 Colheres de sopa de orégano
Óleo para untar a forma
Decoração
Folhas de alface, rúcula e agrião
Tomate cereja a gosto
Tomate comum
Azeitonas a gosto
Pimentões vermelhos a gosto

Modo de Preparo:

Corte as beringelas ao comprido, em fatias não muito finas. Coloque-as de molho na água com sal durante dez minutos. Deixe as fatias escorrendo, em pé, no escorredor de massa. Depois seque-as com uma toalha de papel. Unte uma assadeira ( não aderente ) com óleo. Disponha as beringelas na assadeira e asse-as em forno médio, pelo período de duas horas. Quando começarem a assar, pulverize-as com o orégano, vá regando-as com o azeite e virando-as de vez em quando. Caso fiquem secas, regue-as com um pouco mais de azeite.

Montagem:

Arrume em uma saladeira ou prato a alface, a rúcula e o agrião. Coloque as beringelas e decore-as com tomate-cereja, rosas de tomate comum e azeitonas. Espete os pimentões em um garfo e asse-os na chama do fogão, até ficarem pretos. Raspe a casca preta, corte os pimentões em fatias ao comprido e junte-os ao prato.

Rendimento: 6 pessoas

domingo, 23 de novembro de 2008

Suflê Romeu e Julieta



Ingredientes:
1/2 quilo de goiabada
8 claras batidas em neve
1/2 xícara de requeijão
2 xícaras de água
1/2 xícara de catupiry
1 xícara de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Dissolva a goiabada com a água quente até ficar com consistência pastosa e deixe esfriar. Bata as claras em neve. Misture a goiabada com as claras e, em fôrma própria para suflê, leve ao forno pré-aquecido moderado para dourar. Derreta o requeijão, o catupiry e o creme de leite em banho-maria.

Finalização: Deixe esfriar e sirva separadamente.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.