sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tomilho

Erva aromática de origem mediterrânea é um pequeno arbusto de caule lenhoso e muito ramificado. Suas folhas são pequenas e ovaladas. Suas flores são pequenas e de cor rosada ou branca. Aromático e levemente picante lembra o sabor e aroma do orégano mas é mais leve na digestão.

É ingrediente indispensável no bouquet garni e na composição das ervas de Provença, formando um quarteto espetacular com a sálvia, o alecrim e a segurelha.

Combina com carnes, caças e ovos. Deve ser usado com parcimônia em alimentos de sabor suave, como peixes, aves e legumes, principalmente quando fresco, para que seu gosto não fique muito pronunciado. Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno. Dá sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso.


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.