quinta-feira, 17 de abril de 2008

Nhoque light ao molho de tomate



Ingredientes:

Massa

- 480g de batatas cruas, descascadas;
- 65 g ou ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 pitada de alecrim, picado;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, para polvilhar manjericão, a gosto.

Molho

- 4 tomates maduros;
- ½ cebola picada;
- 2 colheres (chá) de orégano sal e pimenta do reino a gosto;
- 4 colheres (chá) de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Retire as batatas da água e passe por um espremedor. Junte a farinha, a pimenta e o alecrim picado às batatas. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme. Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa. Coloque os nhoques num prato, só tome cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando que grudem. Reserve.

Comece a preparar o molho. Depois que o molho estiver pronto, comece a preparar os nhoques: coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente os nhoques em pequenas porções e aguarde até que comecem a subir à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os sobre um prato. Repita a operação com toda a massa. Reaqueça o molho e jogue sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

Modo de preparo do molho:

Para tirar a pele do tomate, com uma faca corte um X em sua base e coloque-o numa panela com água fervendo por poucos segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Quanto às sementes, corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador retire-as e o suco que as envolve. Não enxágüe o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Uma maneira prática para cortá-lo em cubinhos: retire as sementes e com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal, pimenta do reino e acrescente o azeite. Coloque o molho num liquidificador e bata por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo. Aqueça o molho no momento de servir.

Calorias: 276 cal por porção

Nenhum comentário:



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.