domingo, 23 de agosto de 2009

NHOQUE DE FUNGHI COM PRESUNTO E CREME PARMEGGIANO



Nhoque

Ingredientes:

- 30 g de funghi seco
- 600 g de batatas com casca
- 120 g de parmesão fresco ralado
- 1 ovo
- sal e pimenta a gosto
- 120 g de farinha

Modo de Preparo

Coloque 500 ml de água morna em cima do funghi e deixe de molho por 30 minutos. Retire os cogumelos e reserve a água. Lave os funghi muitas vezes para remover qualquer sujeira que tenha ficado. Filtre a água através de uma peneira forrada de papel toalha. Esprema os cogumelos com a mão até estarem bem secos e então coloque-os num processador até formar uma pasta cremosa. Cozinhe as batatas com casca com 1 colher (chá) de sal até ficarem macias. Retire a água deixe esfriar até poder trabalhá-las com as mãos e descasque-as. Passe-as num espremedor de batatas. Leve à geladeira até esfriar, por uns 15 minutos. Misture a pasta de cogumelos, o queijo, o ovo, ½ colher (chá) de sal e 14 de colher (chá) de pimenta às batatas para formar uma massa. Adicione a farinha e trabalhe até ficar uma massa lisa. Coloque farinha nas mãos e na superfície de trabalho. Divida a massa em duas partes, e modele os dois pedaços em rolos de 2,5 cm de espessura. Fatie os rolos em pedaços de 2 cm de comprimento. Pressione esses pedaços contra os dentes de um garfo para que fiquem marcados com pequenas depressões onde entrará o molho. Coloque o nhoque numa assadeira, cubra e eleve à geladeira até a hora de usar.


Creme Parmeggiano

Ingredientes:

- 45 g de manteiga
- 1 cebola roxa pequena, descascada e em fatias finas
- 4 dentes de alho, descascados e picados
- 150 g de shitake
- 1 punhado de salsinha, talos e folhas separadas
- 250 ml de vinho branco
- 250 ml de água em que os cogumelos ficaram de molho
- 500 ml de creme de leite
- 60 g de presunto, cortados em fatias de 2,5 cm
- 30 g de espinafre em talos e picado
- 6 colheres (sopa) de queijo parmesão fresco ralado
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola, o alho, os talos do shitake, os talos da salsinha em metade da manteiga por 5 minutos. Adicione o vinho, a água do shitake e abra fervura. Deixe reduzir por 2/3. Adicione o creme de leite, abra fervura e reduza até o molho estar na consistência de cobrir a parte de trás da colher. Coe. Refogue o shitake na manteiga por 3 minutos. Adicione o shitake ao molho com o presunto, espinafre e metade do queijo. Cozinhe por 3 minutos. Ajuste o tempero. Encha uma panela grande com água, ferva e adicione 1 colher (sopa) de sal . Adicione o nhoque e assim que flutuarem na superfície remova-o com a escumadeira e escorra. Quando todo nhoque estiver cozido e escorrido, adicione-o ao molho e aqueça. Sirva-o em bowls quentes, salpicado com salsinha picada e o restante do queijo.

Nenhum comentário:



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.