terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Antepastos do chef

Ingredientes

- 2 berinjelas
- 2 abobrinhas
- 1 cabeça de alho
- azeitonas pretas
- tomates secos
- salsa
- hortelã
- 3 dentes de alho
- vinagre
- azeite
- sal

Modo de Preparo

Parte I: Corte as berinjelas em tiras e deixe de molho em água com vinagre por aproximadamente 10 minutos. Em uma panela, ferva a água e coloque um pouco de vinagre. Adicione a berinjela escorrida. Deixe por alguns minutos só para dar um leve fervor. Escorra muito bem, vale colocar um peso em cima dela para escorrer muito bem. Ponha em uma tigela, sal a gosto e adicione o alho. Pique algumas folhas de hortelã e junte à berinjela. Se desejar, coloque tiras de pimentão vermelho. Rege com bastante azeite de oliva.

Parte II: Fatie as abobrinhas em tamanho médio. Leve-as para dourar em panela antiaderente até ficar "al dente". A abobrinha fica sequinha e crocante. Em um pote pequeno, separe algumas azeitonas pretas, um pouquinho de alho e orégano fresco. Rege com azeite de oliva e reserve. Em um prato, coloque uma porção da berinjela curtida e ao redor, as abobrinhas. Junte as azeitonas reservadas. Rege com o azeite das azeitonas e sal a gosto. Decorar com os tomates secos.

Dica

Uma boa pedida para o prato e servir com torradas.

Armazenagem

Se desejar armazenar o antepasto de berinjela, coloque em um vidro, regado com azeite e um pingo de vinagre para aumentar um pouco a acidez. Tampe bem o vidro e leve em uma panela com água para ferver por 30 minutos. Pode guardar fora da geladeira.

Lembrando que é importante higienizar muito bem o pote com água fervente. Caso a tampa seja de ferro, verificar se não está enferrujada.

Nenhum comentário:



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.