sábado, 31 de outubro de 2009

Torta de Polenta

8 porções - 230 Kcal/porção

Ingredientes

Polenta

- 2 xícaras (chá) de fubá
- 4 xícaras (chá) de água
- sal à gosto

Recheio

- 1 maço de couve-manteiga
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres (chá) de azeite
- 200 g de mussarela light no ralo grosso
- sal à gosto

Molho

- 1 colher (chá) de azeite
- 1 cebola picada
- 200 g de carne em cubinhos
- 1 cenoura pequena picada
- 2 talos de salsão picados
- 1 lata de tomates pelados
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto
- 1 pitada de louro em pó
- salsa à gosto
- sal à gosto

Modo de Preparo

Esquente a água. Quando está estiver quase iniciando a fervura, adicione sal à gosto e vá polvilhando (em chuva) o fubá, mexendo rapidamente para não empelotar. Cozinhe, mexendo sempre. Quando engrossar, abaixo o fogo e deixe cozinhar, mexendo às vezes (caso seja necessário adicione mais água durante o cozimento). Para o recheio, doure levemente o alho no azeite e junte a couve picada. Tempere com o sal. Misture bem e deixe refogar até a couve murchar. Reserve. Para o molho, doure a carne. Mexa bem, para dourar todos os lado (e secar bem a água que ela eventualmente solte). Adicione o restante dos ingredientes, exceto a salsa. Mexa, tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo às vezes. Em seguida, retire do fogo e adicione a salsa. Para a montagem, coloque metade da polenta em um refratário untado com um pouco de azeite. Por cima, distribua a couve e a mussarela ralada. Coloque o restante da polenta e cubra com o molho de carne. Leve ao forno quente por cerca de 15 minutos.

Observações

- Pode-se enriquecer a polenta adicionando caldo de galinha.
- Tente tirar o máximo possível de gordura da carne.
- Não coloque o fubá na água fervente, pois o risco de empelotar é grande.

Dica

- Para preparar a polenta na panela de pressão, coloque a água na panela e misture o fubá de uma vez. Leve ao fogo e, quando começar a esquentar, tampe a panela. Assim que a panela começar a pegar pressão, abaixe o fogo e conte 20 minutos.

Nenhum comentário:



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.