sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Filé mignon recheado com espinafre e pimentões

Ingredientes:

- 1 filé mignon inteiro aproximadamente. 1,5 Kg
- 250 g de queijo cremoso
- 3 pimentões vermelhos sem pele
- 3 pimentões verdes ou amarelos sem pele
- 8 tiras de bacon
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de alecrim
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 4 colheres de sopa de salsa picada
- 3 colheres de sopa de xerez
- vinho do porto ou vinho branco suave
- 1 maço de espinafre
- Pimenta do reino
- Sal

Preparo do queijo cremoso:

Misturar o queijo com o alecrim, a cebolinha e a salsa até ficar uma pasta homogênea. Acrescentar um pouco de pimenta do reino. Colocar a mistura de queijo longitudinalmente sobre uma folha de papel manteiga, fazendo uma linha do tamanho do filé. Enrolar formando o cilindro. Levar ao freezer por uma hora.

Preparo dos pimentões:

Colocar a pimentão sobre a chama para facilitar a retirada da pele. Retirar a pele. Abrir todo o pimentão formando uma manta. Secar as mantas em pano limpo.

Preparo do espinafre:

Separar as folhas do espinafre. Colocar as folhas num coador grande. Lavar as folhas com água quente duas vezes para amolecê-las. Secar as folhas em pano limpo.

Preparo do filé:

Abrir o filé ao meio, longitudinalmente. Tomar cuidado para não seccioná-lo. Colocar o filé numa tábua de carne e abri-lo com a parte lisa do martelo de carne até formar uma manta com espessura homogênea. Tomar cuidado para não perfurá-lo. Salgar e acrescentar a pimenta do reino. Colocar sobre a carne as folhas de espinafre de modo a cobrir-lhe toda superfície. Dispor sobre a camada de espinafre os pimentões. Numa metade do filé coloque os pimentões vermelhos e na outra os da outra cor. Deixar uma borda de mais ou menos um dedo de largura. Colocar o cilindro de queijo sobre o filé preparado. Dobrar o filé sobre o queijo. Costurar as bordas do filé com pontos bem próximos para assegurar que o conteúdo não saia. Temperar com sal e pimenta do reino. Caso o filé apresente furos, restaurá-los com as aparas, ou costurá-los. Numa assadeira grande, colocar 2 colheres de manteiga e deixar derreter. Dourar o filé uniformemente. Colocar sobre o filé as tiras de Bacon. Levar ao forno, coberto com papel alumínio, para terminar de assar. Após, retirar as tiras de bacon e colocá-lo em outra vasilha para esfriar um pouco. Cortar em rodelas.

Preparo do molho:

Numa pequena vasilha misturar a manteiga e a farinha de trigo até formar um pasta homogênea. Na assadeira onde foi preparado o filé, acrescentar o xerez, ou vinho, a mistura de manteiga com farinha de trigo e mexer lentamente em fogo brando, adicionando água quente até atingir a espessura desejada. Colocar pimenta do reino e um pouco de sal, se necessário.

Nenhum comentário:



Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.