quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Esfiha Recheada

Ingredientes

Para a massa:

1 kg de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para p?o
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de leite
1/4 de xícara de óleo

Para o recheio:

2 colheres de sopa de azeite
1/2 kg de carne moída
2 tomates
2 cebolas
suco de 1 limão
1/2 maço de salsinha
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Dissolva o fermento na água morna. Reserve.

Junte à farinha o sal, o açúcar, o óleo, os ovos, a manteiga derretida, o leite morno e o fermento reservado. Misture bem e trabalhar a massa com as mãos até ficar bem lisa. Deixe repousar 1 hora coberta com um pano em lugar abafado.

Abra a massa com um rolo, numa espessura de cerca de 1 cm e corte pequenos quadrados.

Recheie com carne moída, e feche na forma de um triângulo, umedecendo as pontas da massa para fechar melhor. Aperte bem e deixe repousar mais 10 minutos.

Coloque numa assadeira, polvilhada com farinha de trigo. Pincele cada esfiha com leite e levar ao forno preaquecido durante 20 minutos.

Para o recheio:

Refogue a carne moída no azeite. Misture os tomates e as cebolas picadas. Tempere com o sal e a pimenta a gosto. Regue com o suco de limão e acrescente a salsinha picada.

Dica: Para fazer a esfiha aberta, corte a massa em círculos e coloque o recheio de carne no meio, pressionando com o dedo para dentro, de forma a ficar uma borda de massa mais elevada.

Como alternativa, faça também recheio com queijo ou verduras.

Rendimento: 15 unidades


Todo o material apresentado no COZINHA DO CHEF foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.